Tiroteio

Noite marcada por tiroteios e pânico em três bairros da Ilha

Oficial da PM saiu ferido ao trocar tiros com assaltantes na Chácara Brasil; dois bandidos foram presos após confronto com militares no Barramar e, na Alto São Sebastião, no Coroadinho, homem foi morto a tiros em rua; tudo ocorreu quarta-feira

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Tenente Madeira baleado ao enfrentar bandidos na Chácara Brasil
Tenente Madeira baleado ao enfrentar bandidos na Chácara Brasil

SÃO LUÍS - A noite de quarta-feira, 19, foi marcada por tiroteio e pânico em pelos menos três localidades da capital. Essas ações criminosas, segundo a polícia, resultaram em um oficial da Polícia Militar baleado, identificado como tenente Gracyelthon Ferreira Madeira de Brito, de 31 anos; dois bandidos feridos, Raimundo Miguel Maciel da Silva, de 21 anos, e Leonildo Santos Mota, de 22 anos, e na morte de Johnatas Cordeiro Correa, de 25 anos.

O tenente Madeira até a tarde de ontem estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital do Servidor, na área da Cidade Operária, sob cuidados médicos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil até o momento como tentativa de assalto.

O coronel Pedro Ribeiro, comandante do Policiamento de Área Metropolitana I (CPAM I), informou, ontem, em entrevista a Mirante AM, que todo o sistema de segurança está trabalhando para prender esses criminosos. Ontem a tarde a polícia informou que o grupo é formado por quatro bandidos, moradores da Divineia, “A polícia espera prender ainda esta semana esses bandidos que atentaram contra a vida do policial militar”, afirmou o coronel.

Pânico

O tenente Madeira, em companhia da namorada e de uma amiga, tinha saído de um estabelecimento comercial, na Chácara Brasil, no Turu, quando foi abordado pelos criminosos.

Um bando, que estava em um veículo Onix, de cor escura, disparou vários tiros contra o militar, que reagiu. Houve troca de tiros e um clima de pânico se instalou na área. Muitas pessoas correram com receio de serem atingidas e a maioria dos pontos comerciais fechou as portas.

O oficial da Polícia Militar foi alvejado nas costelas. Há informação de que um dos criminosos também foi ferido, mas conseguiu fugir. O tenente, mesmo baleado, ainda conseguiu enviar mensagens via grupos de WhatsApp pedindo socorro aos outros militares.

Várias viaturas foram deslocadas para o local do crime. Os policiais ainda realizaram incursões na Ilha durante a noite de terça-feira e a madrugada de ontem, mas não conseguiram localizar os criminosos.

O tenente primeiramente foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi por um taxista, mas devido à gravidade do ferimento teve que ser transferido para o Hospital Socorrão I, no Centro, onde passou por um tratamento cirúrgico, e na madrugada de ontem, foi levado para o Hospital do Servidor, onde permanece internado. A namorada e o amiga do militar nada sofreram.

Incursão

Bandidos baleados e presos após tiroteio no Barramar
Bandidos baleados e presos após tiroteio no Barramar

O segundo tiroteio ocorreu na área da Vila Conceição, com a prisão de dois bandidos. Segundo o tenente-coronel Marques Neto, comandante do Batalhão da Polícia Militar Tiradentes, os militares receberam uma informação, via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), de que havia dois homens em uma motocicleta Bros preta realizando assaltos no Vinhais e bairros adjacentes.

Os militares realizaram incursões pela área, e ao chegarem à Vila Conceição, no Alto do Calhau, localizaram os assaltantes, que tentaram fugir. Houve perseguição policial e na Avenida Copacabana, nas proximidades do Barramar, eles resolveram atirar contra os policiais, que reagiram.

Ouve troca de tiros e os bandidos foram alvejados e caíram da motocicleta. Os dois assaltantes foram presos e com eles foram encontrados vários produtos que haviam sido roubados. Marques Neto disse ainda que primeiramente os detidos foram levados para o Hospital Socorrão I, onde foram medicados e em seguida apresentados no plantão de Polícia Civil das Cajazeiras, no Centro. “Os bandidos foram presos com vários produtos oriundos de roubos que tinham feito na cidade”, disse o comandante do Batalhão de Polícia Militar Tiradentes.

Morte

Ainda na noite de quarta-feira foi assassinado com vários tiros Johnatas Cordeiro Correa. Ele, segundo a polícia, estava transitando pelo Alto São Sebastião, área do Coroadinho, quando foi alvejado por um homem, que estava em um veículo Saveiro preto, de placas NWY-5089, de Turiaçu.

A vítima morreu ainda no local e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia. A polícia informou que o veículo, que não tem registro de roubo, foi abandonado nas proximidades do local do crime. Até a tarde de ontem a polícia não havia identificado o autor dos disparos.

Também na quarta-feira, foi encaminhado ao IML o corpo de Adriano Ferreira de Araújo, de 20 anos. Ele tinha sido baleado na área da Cidade Olímpica no período da tarde e morreu no Hospital Socorrão II, na área da Cidade Operária.

Saiba mais

O soldado Jorge, da Polícia Militar, foi baleado na perna por criminosos durante uma incursão realizada no povoado São Simão, zona rural de Rosário, na terça-feira, 18. Um dos suspeitos de ter baleado o militar, segundo a polícia, foi o homem conhecido apenas como Bebeu, e ainda ontem não havia sido preso. O policial não corre mais risco de morte.

Entenda

Locais dos tiroteios

Chácara Brasil (Turu): o tenente Madeira foi baleado por criminosos.

Barramar: Raimundo Miguel Maciel da Silva e Leonildo Santos Mota foram baleados e presos durante perseguição policial.

Alto São Sebastião (área do Coroadinho): Johnatas Cordeiro Correa foi assassinado a tiros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.