Manifestação

Metalúrgicos de São Luís realizam paralisação na BR 135

Manifestação ocorreu na manhã de ontem com o objetivo de alertar trabalhadores quanto ao não cumprimento de direitos pela Alumar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Os ônibus que transportam funcionários da Alumar foram parados
Os ônibus que transportam funcionários da Alumar foram parados ( Os ônibus que transportam funcionários da Alumar foram parados )

SÃO LUÍS - O Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (Sindmetal) realizou, na manhã de ontem, manifestação na BR 135, alertando os trabalhadores da Alcoa/Alumar para as tentativas de retirada de direitos e não assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho ( CCT) por parte da classe patronal.

" A paralisação aconteceu das 7h às 11h da manhã e foi bem organizada, seguindo em comboio pela BR 135, de forma ordeira e pacífica, sem transtornos, apenas buscando garantir o que é direito do trabalhador", afirmou o presidente do Sindmetal, José Maria Araújo. Segundo ele, a Alumar é a principal responsável pelos cinco meses de atraso na assinatura da CCT, entretanto a empresa não aceita nenhum segundo de atraso do trabalhador.

A Polícia Rodoviária Federal ( PRF) acompanhou o movimento dos trabalhadores, evitando congestionamentos na rodovia. Após a saída da PRF, viaturas e motocicletas da Polícia Militar seguiram a manifestação. " A Alumar comete crimes trabalhistas e ambientais, responde a processos na Justiça Federal e estadual, mas chama a polícia contra o trabalhador que está dentro da lei lutando pelos seus direitos”, desabafou Araújo, acrescentando: “Exigimos que a gerência mundial da Alcoa se posicione para que a gerência local pare de abusar dos trabalhadores”, afirma.

O presidente do Sidmetal disse que manifestações dos trabalhadores poderão ocorrer nas empresas que não assinaram acordos com o sindicato, caso o patronal não garanta a assinatura da CCT ou de acordos individuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.