Meio ambiente

Projeto estimula a preservação ambiental

Objetivo do Sesc é trabalhar o conceito de sustentabilidade e preservação por meio da realização de oficinas de hortas comunitárias e jardins suspensos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Crianças plantam mudas em garrafas pet para o jardim suspenso
Crianças plantam mudas em garrafas pet para o jardim suspenso (Sesc)

Tornar um hábito atitudes diárias, como separar o lixo para a reciclagem, é um trabalho que se inicia na infância. Por isso, se faz necessária a promoção da educação para a sustentabilidade, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente. Com essa proposta, o Sesc desenvolveu o projeto Criando Arte no município de Raposa, beneficiando 40 crianças com idade entre 8 e 12 anos. Realizado desde maio deste ano, o projeto encerrou-se no último sábado, dia 1º, com a confecção de um jardim suspenso.

Com uma didática que congregou diversão e aprendizado, o objetivo do Sesc era trabalhar o conceito de sustentabilidade e preservação ambiental por meio da realização de oficinas práticas de hortas comunitárias, jardins suspensos e brinquedos confeccionados a partir da utilização de materiais reciclados, assim como estreitar os laços familiares a partir de encontros temáticos relacionados à autoestima, infância e espiritualidade.

As oficinas de hortas comunitárias e jardins suspensos promovidas pelo Sesc em parceria com a Escola Renascer permitiu às 40 crianças participantes a aquisição de conhecimentos básicos de plantio e manejo que serão aplicados no espaço do próprio colégio. Dessa forma, além de estimular o cuidado com o meio ambiente, o Criando Arte também estimulou hábitos alimentares saudáveis, fortaleceu o convívio comunitário e exercitou a cooperação e o trabalho em equipe, bem como incentivou o cultivo da horta nas residências dos pequenos.

Consciência
Trabalhando a consciência das crianças do município de Raposa por meio de atividades lúdicas alicerçadas no conceito e importância da preservação ambiental, a reciclagem permeou todo o processo de aprendizado, e as novas práticas já estão refletindo na comunidade. “Foi gratificante ver o interesse das crianças em produzir brinquedos com produtos que iriam para o lixo e tão empenhadas em cultivar os primeiros brotinhos de planta. Os pais revelaram que em casa estão buscando caixas e garrafas para transformar, minimizando a produção do lixo e contribuindo para a conscientização da comunidade sobre os benefícios da reciclagem e a importância do cuidado com o meio ambiente”, relatou a assistente social do Sesc, Soraya Aguiar.

Para o encerramento do projeto, as crianças confeccionaram um jardim suspenso na Quadra Poliesportiva do Sesc Comunidade, que será transferido para a Escola Renascer, onde as crianças darão continuidade aos cuidados necessários às plantas cultivadas. Na oportunidade, também foi realizada uma exposição de parte dos brinquedos que foram produzidos com caixas de leite, vidro de amaciante, prendedor de roupa, copos descartáveis, caixas de sapato, palitos de picolé, dentre outros materiais recicláveis.

Desde a inauguração da Quadra Poliesportiva Sesc Comunidade em 2013, a instituição também tem oportunizado aos moradores da Raposa experiências gratificantes por meio de apresentações artístico-culturais, ofertado orientações educativas e preventivas na área de saúde e permitido às crianças e adolescentes da região a prática gratuita das modalidades futsal, vôlei, handebol e educação psicomotora (esporte coletivo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.