Manifestações

Greve atinge alguns setores e pouco altera a rotina em São Luís

Apesar da suspensão de serviços nas agências bancárias, rotina da população praticamente não foi alterada com as manifestações contrárias ao Governo Federal

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Bancários sinalizaram apoio ao movimento contra as reformas do Governo Federal
Bancários sinalizaram apoio ao movimento contra as reformas do Governo Federal (Com faixa, bancários sinalizaram apoio ao movimento grevista contra as reformas do Governo Federal)

SÃO LUÍS - A greve geral, convocada em todo o país, contra as reformas do presidente Michel Temer (PMDB), atingiu alguns serviços na sexta-feira,30, em São Luís. Apesar da suspensão de algumas atividades, em especial a dos bancários nas agências públicas, a rotina da população praticamente não foi alterada.

A interrupção do atendimento nos bancos causou surpresa em boa parte da população. Mesmo assim, devido à oferta de outras ferramentas - como internet banking e caixas eletrônicos, por exemplo -, poucas pessoas expressaram insatisfação com essa decisão do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB). “Como tenho opção de pagar contas pelo celular, essa paralisação não meu causou problemas”, disse o funcionário público Domingos Ribeiro.

No Banco do Brasil, na Praça Deodoro, pouca movimentação de clientes nos caixas eletrônicos. À tarde, representantes do SEEB estiveram em frente da agência distribuindo panfletos. De acordo com a entidade, as agências bancárias deverão funcionar normalmente a partir de segunda-feira,3.

Os urbanitários do Maranhão também aderiram ao movimento. Ao contrário de outras paralisações, nenhuma manifestação foi registrada na entrada da sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), no Centro. “Confirmamos nossa adesão ao movimento contra os abusos cometidos pelo Governo Federal”, disse Vaner Almeida, um dos representantes do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão.

Outras categorias também aderiram à greve geral na capital maranhense, como professores universitários, da rede pública municipal e trabalhadores ligados à atividade portuária. Representantes destas entidades estiveram presentes na manhã de sexta-feira em uma manifestação no Porto do Itaqui. De acordo com as centrais sindicais com representação no Maranhão, a manifestação também esteve ligada à greve geral.

De acordo com a direção do Porto do Itaqui, nenhum serviço foi suspenso ou teve prejuízo na sexta-feira,30. Conforme,m as centrais sindicais, novas manifestações deverão ocorrer em São Luís nos próximos dias.

Rodoviários

Ao contrário do que ocorreu no dia 28 de abril deste ano, quando foi registrada uma greve de várias categorias em São Luís, os rodoviários não aderiram ao movimento. Até o início da noite de sexta-feira, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) não informou a razão para a ausência na greve geral. Durante toda a sexta-feira os ônibus circularam normalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.