Enlace

142 casais se unem em casamento coletivo na Baixada Maranhense

Foram celebradas 94 uniões de casais de Cedral e de Porto Rico; em Mirinzal e Central do Maranhão, 48 casais desses municípios também se uniram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Cerimônias reuniram casais dos municípios de Mirinzal e Cedral para o casamento comunitário
Cerimônias reuniram casais dos municípios de Mirinzal e Cedral para o casamento comunitário (casamento comunitario cedral)

CEDRAL - Em mais uma edição do projeto “Casamentos Comunitários”, o Poder Judiciário do Maranhão reuniu, nos municípios de Cedral e Mirinzal, representantes da sociedade civil para celebração matrimonial de 142 casais. Nas cerimônias - realizadas na última sexta-feira (23) -, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Júlio Praseres.

“Cada casamento comunitário promove uma emoção única, que envolve a equipe que trabalha para a realização do evento até cada casal que decide formalizar a união. Em nome do Judiciário, agradeço às importantes parcerias das autoridades municipais, magistrados, servidores e voluntários”, ressaltou o juiz Júlio Praseres.

Cedral
No Município de Cedral - distante 450 km de São Luís - foram celebradas 94 uniões de casais do Município e de Porto Rico, termo judiciário da Comarca. O evento aconteceu na Praça Central, sob a coordenação da juíza Márcia Daleth Gonçalves Garcez (titular da Comarca). “Celebramos muitas uniões, porém, o que identificamos neste momento é a importância da declaração pública de amor, compromisso e carinho que cada casal presta. Vislumbro o amor e o afeto como bases indissociáveis da família que se constitui pelo casamento”, declarou a magistrada aos nubentes.

Os juízes Douglas Lima da Guia (Cururupu), Rafael Felipe de Souza Leite (Mirinzal), Thadeu de Melo Alves (Bacuri), Rodrigo Costa Nina (Santa Luzia do Paruá) e Tereza Cristina Franco Palhares Nina (Pinheiro) prestigiaram o evento e colaboraram para a sua realização.

Juntos há 45 anos, os lavradores Edmilson Leite (79 anos) e Irene Mendes Soares (69 anos) formavam o casal mais idoso da cerimônia. A união entre eles foi celebrada pela juíza Márcia Daleth. A entrega da certidão de casamento foi feita pelo promotor de Justiça do Município, Ariano Tércio Silva Aguiar.
Os noivos mais jovens eram o autônomo Joelinton Silva (20 anos) e a estudante Camila Sousa (16 anos). O juiz Júlio Prazeres celebrou a união. A certidão de casamento foi entregue pelo defensor público, Eric Luiz Martins Chacon.

Mirinzal
Mais de 300 pessoas acompanharam a união de 48 casais dos municípios de Mirinzal e Central do Maranhão. A cerimônia ocorreu no Salão Paroquial da Igreja do Divino Espírito Santo, em Mirinzal, distante 418 km de São Luís. O juiz Rafael Felipe de Souza Leite - titular da Comarca e coordenador do evento - fez questão de deixar uma mensagem universal para as famílias:

“Um casal de esposos que experimenta a força do amor sabe que este amor é chamado a sarar feridas dos abandonados, estabelecer a cultura do encontro, lutar pela Justiça. Deus confiou à família o projeto de tornar doméstico o mundo, de modo que todos cheguem a sentir cada ser humano como um irmão”, afirmou o magistrado, citando o livro “Sobre o Amor na Família”, do papa Francisco.

A cerimônia contou com o apoio dos juízes Júlio Praseres, Douglas Lima da Guia (Cururupu), Tereza Cristina Franco Palhares Nina (Pinheiro), Márcia Daleth Gonçalves Garcez (Cedral) e Rodrigo Costa Nina (Santa Luzia do Paruá).
Com 80 anos de idade, o lavrador Vicente Dias e Maria do Carmo Neto (73 anos) foram os primeiros a formalizar a convivência de 56 anos. A juíza Tereza Palhares celebrou a união e o prefeito municipal de Mirinzal, Jadilson dos Santos Coelho, entregou a certidão de casamento.

Em seguida, foi a vez da juíza Márcia Galeth formalizar a convivência de três anos entre o cabeleireiro e representante de empresa de cosméticos, Saulo Ribeiro Avelar (21 anos) e a estudante Karla Gabriele Barbosa (16 anos). O casal mais novo da cerimônia recebeu a certidão de casamento da presidente da Câmara Municipal de Central do Maranhão, vereadora Cleudilene Gonçalves Privado.

Projeto
O projeto “Casamentos Comunitários” foi instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ) no ano de 1999, na gestão do então corregedor-geral, Jorge Rachid. Destinado a pessoas de baixa renda, o projeto já possibilitou a oficialização de mais de 100 mil uniões em todo o Estado. Todos os atos de registro civil necessários à realização dos casamentos são gratuitos para os noivos, que são dispensados do pagamento das taxas referentes às despesas cartorárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.