Praias ainda sujas

Menos de 10% da orla está próprio para banho na Ilha

Nas duas últimas semanas, percentual de praias liberadas pelo poder público para uso caiu 42,8%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Trecho de praia impróprio para banho está sinalizado com placa
Trecho de praia impróprio para banho está sinalizado com placa (balneabilidade)

Quem estava pensando em tomar um banho de mar neste fim de semana terá que provavelmente rever os planos. De acordo com o último relatório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), menos de 10% (9,6%) da orla de São Luís está própria para uso. Segundo a Sema e com base em levantamento feito por O Estado nas duas últimas semanas (entre os dias 8 e 22 deste mês), o percentual de praias liberadas pelo poder público caiu 42,8%. Até o momento, o Governo do Estado não informou o porquê dos índices.

Segundo o último relatório divulgado pela Sema nesta quinta-feira, 22, e publicado em seu site oficial, dos 21 pontos monitorados apenas dois estão próprios (nas praias do Meio e Araçagi). Os demais trechos, situados nas praias da Ponta d´Areia, de São Marcos, do Calhau, do Olho d´Água e do Araçagi estão com os níveis de coliformes fecais acima daqueles permitidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

No dia 8, 11 trechos estavam liberados situados nas praias da Ponta d´Areia (1 trecho), São Marcos (3 trechos), Calhau (2 trechos), Olho d´Água (1 trecho), do Meio (2 trechos) e Araçagi (2 trechos). Uma semana depois, no dia 15, em outro parecer da Sema, o número de pontos da orla propícios para uso dos banhistas caiu para apenas três, sendo dois na Praia do Meio e um no Araçagi.

Após cobrança feita por O Estado, a Sema voltou a emitir periodicamente os laudos de balneabilidade das praias de São Luís. No início do mês de abril, houve um atraso de aproximadamente uma semana na emissão do laudo. De acordo com a pasta, a demora era justificada “por problemas técnicos no endereço eletrônico onde os laudos são postados”.

Para alertar a população sobre a balneabilidade das praias de São Luís, a Sema fixou ao longo da orla avisos que informam sobre as condições de cada trecho. Apesar disso, muitos banhistas ainda se arriscam em locais cujos níveis de impureza são considerados altos. “É uma pena ver uma beleza como esta sendo desperdiçada aqui em São Luís”, disse Paulo Amaro, turista da cidade de Belém (PA).

Alertas
Questionamentos sobre as metodologias para a elaboração dos laudos de balneabilidade da orla de São Luís foram feitos, ainda em outubro do ano passado, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL). Na ocasião, um dos parlamentares, o deputado estadual Adriano Sarney (PV) indagou os representantes da Sema e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) acerca da ausência de providências para solucionar o lançamento indevido de dejetos no mar.

O Governo do Estado, por sua vez, disse na ocasião que se tratava de um problema complexo, com o envolvimento de vários atores. No entanto, garantiu que “havia aplicado investimentos” para incrementar a estrutura de tratamento da rede de esgotamento da cidade. Oito meses depois, as melhorias citadas pelo Governo ainda não foram percebidas pela população.

SAIBA MAIS

08.06.2017
Trechos considerados próprios da orla de São Luís

Ponta d´Areia (1)
São Marcos (3)
Calhau (2)
Olho d´Água (1)
Meio (2)
Araçagi (2)
Total - 11

15.06.2017
Trechos considerados próprios da orla de São Luís

Meio (2)
Araçagi (1)
Total - 3

22.06.2017
Trechos considerados próprios da orla de São Luís

Meio (1)
Araçagi (1)
Total - 2

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.