Previsão do tempo

Meteorologia prevê mais chuva para próximos dias

Junho e julho são considerados meses de transição da estação chuvosa para a seca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mais chuvas poderão atingir São Luís nos próximos dias. Os meses de junho e julho são considerados períodos de transição da estação chuvosa para a seca e, por essa razão, as chuvas nesse período são normais.

Até quarta-feira, dia 21, havia chovido 112 milímetros em São Luís quando a expectativa para o mês de junho é de 173,3 milímetros. Em todo o ano, já choveu na capital maranhense um volume de 1.960 milímetros. Ao fazer uma comparação com os últimos cinco anos, este ano foi o que mais choveu.

Atuação
De acordo com Márcio de Aquino Elói, do Núcleo de Meteorologia da Uema, a Zona de Convergência Intertropical já deixou de atuar na região norte do estado. Atualmente, a Perturbação Ondulatória de Leste, também conhecida como
Ondas de Leste, é o fenômeno que está sendo responsável por causar as chuvas na cidade.

As Ondas de Leste se formam na costa oeste do continente africano e percorrem todo o Oceano Atlântico até chegar à Região Nordeste, onde atua principalmente no leste dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e no norte do Ceará, Piauí e Maranhão, influenciando dessa forma a capital maranhense.

“As chuvas de junho e julho estão dento da normalidade por causa da atuação das Ondas de Leste. Pode haver dias consecutivos de tempo bom e depois dias chuvosos”, explicou Márcio Elói. Ele afirmou também que, como as atuais condições estão favorecendo a persistência desse sistema, as consequências são as chuvas que ocasionalmente estão atingindo a cidade durante este mês.

De acordo com a climatologia, os meses de junho e julho são de transição da estação chuvosa para a seca. Os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são pertencentes à estação seca. Dezembro e janeiro correspondem a uma nova transição, dessa vez da estação seca para a chuvosa. Em seguida, reinicia-se o período chuvoso, que corresponde aos meses de fevereiro, março, abril e maio.

SAIBA MAIS

Volume de chuva esperado para mês do ano (em milímetros)

Janeiro: 244,2 (período de transição: estação seca para a chuvosa)
Fevereiro: 373 (chuvoso)
Março: 428 (chuvoso)
Abril: 476 (chuvoso)
Maio: 316,5 (chuvoso)
Junho: 173,3 (transição: estação chuvosa para seca)
Julho: 131,1 (transição: estação chuvosa para seca)
Agosto: 29,4 (estação seca)
Setembro: 23,3 (seca)
Outubro: 7,6 (seca)
Novembro: 10,5 (seca)
Dezembro: 77,4 (período de transição: estação seca para chuvosa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.