Sem sujeira

Lixo acumulado em arraiais é recolhido em esquema especial

Prefeitura tem recolhido 19 toneladas de lixo por dia dos arraiais desde a abertura dos festejos juninos; trabalho segue cronograma preestabelecido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Festejos juninos e lixo não combinam. Ou, pelo menos, não deveriam combinar. Mas a verdade é que, com a grande concentração de pessoas nos arraiais da cidade, aumentam os resíduos deixados pelo caminho e no entorno dos terreiros. E a sujeira que o São João deixa na cidade é um dos maiores problemas do dia seguinte à celebração: latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, o que pode causar problemas se não forem recolhidos adequadamente. Este ano, a Prefeitura de São Luís tem coletado 19 toneladas de lixo por dia dos arraiais desde a abertura dos festejos juninos.

De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, por se tratar de um período festivo tradicional, o Município já tem um planejamento preparado para garantir a limpeza dos arraiais e não paralisar a limpeza urbana diária, mas este ano colocou em prática um esquema especial de trabalho.

Todos os barraqueiros dos arraiais oficiais e apoiados pelo São João de Todos e os demais organizados nos bairros de São Luís passaram por um cadastramento no comitê e foram orientados quanto ao Plano de Limpeza e Alocação de Resíduos. “Nós fizemos um trabalho prévio com esses barraqueiros, orientando-os quanto ao descarte correto dos resíduos produzidos em suas barracas. A orientação é para cada um acondicionar seu lixo da forma correta e depositá-lo ao fim de cada noite nos contêineres disponibilizados nos arraiais”, explicou Carolina Estrela, presidente do Comitê
Gestor de Limpeza Urbana de São Luís.

Com isso, no dia seguinte as equipes de limpeza da Prefeitura vão até os arraiais fazer a coleta do lixo depositado nos contêineres e a varrição do que sobra pelo chão. “Esta é uma forma experimental que adotamos este ano para, além de melhorar a coleta de lixo nestes locais, conscientizar as pessoas da sua responsabilidade com a limpeza urbana”, comentou Carolina Estrela. O trabalho de limpeza nos arraiais começa de acordo com o cronograma preestabelecido. Por se tratar de diversos locais, alguns são limpos ainda na madrugada. Já outros somente no período da manhã.

Limpeza
Entretanto, na Praça Maria Aragão, um dos pontos de festejo, O Estado flagrou as equipes de limpeza chegando apenas por volta das 9h30 para recolher o lixo acumulado no local, inclusive com a presença de animais. “O ideal é que essa limpeza seja feita logo às 7h, mas as equipes têm um roteiro a seguir e podem demorar mais em um local que em outro porque, dependendo da programação do dia, um número de maior de pessoas pode ir e, com isso, mais lixo ser produzido. Mas todos os arraiais são limpos diariamente ainda pela manhã”, informou Carolina Estrela.

A Praça Maria Aragão é um dos principais pontos da programação oficial. No domingo, dia 18, o local recebeu os cantores Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, além de atrações locais, como Flávia Bittencourt e César Teixeira, o que atraiu o maior público do arraial neste São João.

Para garantir que o Plano de Limpeza e Alocação de Resíduos seja cumprido adequadamente, equipes da Prefeitura têm feito fiscalizações nos arraiais para verificar se os barraqueiros estão cumprindo o determinado. “Em caso de descumprimento, há uma série de medidas previstas em um decreto municipal que regulamenta as concessões de autorizações aos barraqueiros. Estas punições vão desde advertências até multas e, nos casos mais graves, o fechamento do estabelecimento”, explica a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís.

O Arraial da Praça Maria Aragão é justamente um dos quais a Prefeitura tem verificado irregularidades quanto ao descarte do lixo. Por isso, nos próximos dias, a fiscalização será intensificada no local. “Se o lixo for acondicionado corretamente, seguindo os parâmetros que foram repassados pelo Comitê, ele não atrai animais ou provoca mau-cheiro”, destaca Carolina Estrela.

Apoio da população
Além da implantação do Plano de Limpeza e Alocação de Resíduos, o Comitê realizou, antes do início dos festejos, a implantação de lixeiras e locais propícios para o descarte dos lixos nos arraiais e nos locais de maior movimentação durante o São João. “A Prefeitura é a responsável pela limpeza urbana, mas a gente precisa contar com o apoio da população, que precisa fazer o descarte adequado do seu lixo, para que as nossas equipes possam fazer a coleta após o festejo”, disse Carolina Estrela.

Por isso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís também está desenvolvendo a campanha “Eu faço a minha parte” para conscientizar a população da importância do descarte regular do lixo. Carolina Estrela frisa que é importante descartar o lixo nos locais disponibilizados pela Prefeitura.

Também foram implantados lixômetros em arraiais como o do Ipem. A ação visa dar à população noção da quantidade de lixo que é produzida diariamente e a importância do descarte consciente desses resíduos. Por dia, são recolhidas, em média, de 15 a 19 toneladas de lixo dos arraiais de São Luís. Por isso, entendemos que é necessário envolver a comunidade nestas ações. Este ano, estamos trabalhando a campanha ‘Eu faço a minha parte’, para incentivar as pessoas a descartarem o lixo de forma adequada”, afirmou Carolina Estrela.

NÚMEROS

4 arraiais oficiais
12 arraiais em bairros
15 agentes são mantidos diariamente em cada arraial de São Luís
5 agentes fazem o serviço de coleta
10 fazem o serviço de varrição

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.