Sem acordo

Servidores do Detran fazem paralisação de advertência no órgão

Segundo eles, Governo do Estado descumpriu acordos feitos em negociação; por isso, decidiram por cruzar os braços ontem e poderão fazer greve geral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) fizeram paralisação de advertência na manhã de ontem, reivindicando reajuste no auxílio-alimentação e a implantação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT). Segundo a categoria, o Governo do Estado descumpriu acordos feitos na mesa de negociação. Por isso, eles decidiram cruzar os braços ontem. Se não houver avanços, eles iniciarão greve geral. A direção do Detran informou que os serviços não foram paralisados com o movimento.

A paralisação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores do Detran-MA. Segundo a direção da entidade, desde março eles estão negociando com o Governo do Estado a concessão de benefícios. Na pauta de reivindicações o reajuste salarial, pois os vencimentos estão congelados há três anos, reajuste no auxílio-alimentação e a concessão da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT). “Em abril, nós fizemos uma paralisação e desde lá não houve avanços no atendimento de nossas reivindicações”, afirmou Perez Paz, um dos coordenadores do Sindicato dos Servidores do Detran-MA.

Hoje, teremos uma reunião, da qual participarão os representantes do Sindicato dos Servidores do Detran e da Casa Civil para discutir suas pautas de reivindicações e evitar que haja uma greve da categoria”Larissa Abdalla Britto, diretora geral do Detran

De acordo com Perez Paz, as negociações foram concluídas em maio, após reuniões entre a categoria, diretoria do Detran e representantes da Casa Civil. Ficou acordado que os benefícios seriam concedidos, mas até agora os acordos não foram cumpridos. Por isso, os servidores decidiram cruzar os braços na manhã de ontem. “Foi dito a nós que a gratificação seria concedida apenas aos servidores contratados no concurso público de 2013, o que não aceitamos, pois essa proposta excluiria os servidores estatutários, que têm de 20 a 30 anos de carreira”, comentou.

Perez Paz afirmou ainda que diversos ofícios já foram enviados ao Governo do Estado, solicitando o cumprimento dos acordos, mas o sindicato não obteve respostas. Está prevista para hoje uma reunião na sede da Casa Civil para debater a pauta de reivindicações e fazer novos acordos. Se não houver avanços, a categoria ameaça greve geral. “Vai ser nossa única saída para conseguirmos nossos benefícios”, frisou Perez Paz.

Atendimento
Apesar da paralisação de advertência dos servidores concursados do Detran, todos os serviços oferecidos pelo órgão estavam sendo prestados normalmente. No setor de vistoria e emplacamentos, os veículos estavam sendo verificados sem transtornos. Segundo Perez Paz, isso aconteceu porque há um grande número de terceirizados trabalhando no órgão. “Isso, inclusive, é ilegal. Um novo concurso deve ser realizado este ano, mas ele ainda não preencherá o número de vagas terceirizadas no Detran”, afirmou.

Larissa Abdalla Britto, diretora geral do Detran, informou que o órgão não foi avisado antecipadamente da paralisação, conforme previsto em lei, e que as negociações estão sendo feitas diretamente entre os servidores e o Governo do Estado, por meio do Sindicato dos Servidores do Detran-MA e a Casa Civil, embora a direção do Detran participe das reuniões.

Reajuste concedido
Ainda segundo Larissa Abdalla Britto, este ano já foi concedido reajuste no auxílio-alimentação dos servidores do órgão, que era de R$ 726, 00 e passou para R$ 840,00. Já quanto à Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT), o assunto precisa ser debatido na Assembleia Legislativa. “Para ser concedida, é preciso uma lei estadual que a implante. Além disso, esta gratificação é passível de concessão apenas para os analistas e assistentes de trânsito e não para toda a categoria”, informou.

Sobre os terceirizados, Larissa Abdalla Britto disse que já está confirmada a realização de concurso público, incluindo a dotação orçamentária necessária para a realização das provas e que a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), responsável pela realização dos concursos públicos estaduais, vai realizá-lo até o fim deste ano.


NÚMEROS

800 é o número de servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran)
450 é o número de servidores concursados do Detran
350 é o número de servidores estatutários do Detran

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.