Trânsito seguro

Prefeitura conclui licitação e São Luís voltará a ter fiscalização eletrônica

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes finalizou o processo licitatório e assinou o contrato com a empresa que ficará responsável pela implantação e manutenção do serviço na cidade; equipamentos devem funcionar em breve

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Limites de velocidade devem ser respeitados com a volta dos fotossensores
Limites de velocidade devem ser respeitados com a volta dos fotossensores (fotossensores)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís já concluiu o processo de licitação para instalação de novos fotossenssores nas avenidas da capital. O certame para a escolha de empresa responsável pela instalação dos novos equipamentos na cidade havia sido suspenso, mas foi concluído recentemente pela administração municipal. Com isso, as principais vias da capital voltarão a ter a fiscalização eletrônica, o que contribuirá para o respeito aos limites de velocidade e redução de acidentes.

A informação de que a licitação foi concluída foi confirmada pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT). Conforme nota enviada a O Estado na terça-feira, dia 13, a secretaria já finalizou o processo licitatório e assinou o contrato com a empresa que ficará responsável pela implantação e manutenção da fiscalização eletrônica na cidade. A SMTT comunicou ainda que o serviço deve entrar em funcionamento em breve, contemplando os principais corredores de transporte e também os trechos que passam por alterações geométricas.

No dia 28 de abril, a Prefeitura de São Luís publicou no Diário Oficial a abertura do processo licitatório para a contratação de uma nova empresa para operar e fazer a manutenção dos equipamentos. Os fotossensores haviam sido retirados de avenidas como Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque e dos Holandeses no dia 12 de abril deste ano.
Os equipamentos eram mantidos, de acordo com o Município, pela empresa Arco Sinal. A retirada ocorreu por causa da finalização, este mês, do contrato entre a Prefeitura e a empresa.

O secretário municipal titular de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, informou, na edição do dia 1º de maio de O Estado, que o rompimento com a Arco Sinal se deveu ao fato de a empresa não cumprir requisitos básicos previstos em contrato, como a manutenção dos serviços, o que levou a Prefeitura a romper o contrato que mantinham.

Os equipamentos antigos que foram retirados das vias haviam sido instalados em abril de 2014 pela empresa paulista Arco Sinal, que, na ocasião, substituiu a EIT-Trana, empresa cearense até então responsável pela sinalização das vias da cidade.

Enquanto a troca definitiva dos equipamentos não é feita, vários trechos das avenidas de São Luís estão sem o controle de velocidade dos veículos. Na Avenida dos Holandeses, por exemplo, ao lado da Lagoa da Jansen - onde os veículos tinham que obedecer a um limite de velocidade de 60 km/h -, a preocupação dos pedestres é grande, já que, sem os equipamentos, o risco de acidentes aumenta.

É que os fotossensores servem para coibir a ação daqueles motoristas que insistem em avançar os sinais de trânsito quando fechados para o tráfego. Sem eles, não há como identificar esses infratores e aplicar as devidas penalidades, o que coloca em risco não só a segurança de quem trafega nas vias, mas também a vida de pedestres que precisam atravessá-las. Sem os pardais, motoristas imprudentes aproveitam para praticar infrações, principalmente no que diz respeito aos retornos irregulares.

Número

36 era a quantidade de fotossensores instalados na cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.