Modernidade

Tecnologia a serviço da fé

Cada vez mais as igrejas utilizam ferramentas digitais para manter a comunicação mais próxima com os fiéis e manter a evangelização; presença em redes sociais é fundamental nesse processo; sites, blogs, fanpages, as igrejas se modernizam

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

[e-s001]SÃO LUÍS - AAté mesmo o tradicionalismo presente na Igreja Católica é influenciado pelo avanço das novas tecnologias, proporcionado pela modernidade. Em São Luís, cada vez mais as igrejas estão utilizando as ferramentas digitais para se comunicar com os fiéis, levando por meio da internet a Palavra de Deus. Além disso, as redes sociais estão sendo bastante utilizadas para atrair o público jovem, que mais se vale dessas novas ferramentas.

De acordo com dom José Belisário, arcebispo de São Luís, as mudanças na Igreja proporcionadas pelas novas tecnologias são observadas, principalmente, na comunicação. Na capital maranhense, são várias as paróquias com grande presença nas redes sociais, onde elas compartilham momentos da celebração com os fiéis e ainda mantêm uma comunicação mais próxima e ágil com os seguidores, proporcionando interatividade.

Uma delas é a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no bairro do Cohatrac, em São Luís. A página da paróquia no Facebook tem mais de 4 mil seguidores e nela são postados fotos e vídeos das celebrações realizadas no espaço. Por meio dela, os fiéis também interagem com os clérigos responsáveis pela igreja.

O arcebispo também citou os aplicativos de smartphones que auxiliam nas celebrações das missas e outros rituais eucarísticos. “Esses meios, ao mesmo tempo em que têm vantagens, têm suas desvantagens. Muitas vezes, se perde a noção do tempo e isso é ruim. Há muitas notícias falsas também e, nesse sentido, a utilização requer um pouco de critério”, disse dom Belisário.



LEIA TAMBÉM:

Velário eletrônico muda comportamento de fiéis em igrejas


Por essa razão, ele chamou atenção para a necessidade dos cuidados que se deve ter na utilização das novas ferramentas. “A tecnologia é boa, mas depende também de sua utilização. Ela pode ser usada para a destruição, mas também para aproximar as pessoas diminuindo a distância entre elas”, destacou.

Presença
Um exemplo do uso da tecnologia a favor da comunicação católica pode ser observada na Paróquia e Santuário de São José de Ribamar. Além de um site, ela possui um blog, uma página do Facebook e uma conta no Youtube.

De acordo com Gutemberg Feitosa, pároco solidário do local, as redes sociais funcionam como um grande canal de interação entre os fiéis, principalmente com os mais jovens. A presença nas redes sociais faz parte de uma série de melhoramentos que estão sendo feitos no templo para modernizar o espaço e acolher melhor os fiéis não apenas da Região Metropolitana de São Luís, mas de todo o Maranhão.

[e-s001]O padre Feitosa afirmou que, no futuro próximo, a intenção é usar outras redes, como o Instagram, por exemplo, com o objetivo de levar a Palavra de Deus para comunidade e aproximar a Igreja do povo. “Nas postagens utilizamos textos curtos, chamativos e que valorizem os fiéis, as celebrações, os santos e a igreja. Fazemos tudo com muito critério e cuidado, planejando bem para que as ações sejam bem acolhidas, pois o nosso objetivo é evangelizar”, analisou.


SAIBA MAIS

Outro exemplo dessa mudança pela qual passa a igreja vem do próprio papa Francisco. O sumo pontífice é uma das personalidades com mais seguidores no Twitter, rede social essa em que ele mantém em nove idiomas (português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês, alemão, latim e árabe). São mais de 20 milhões de seguidores em todo o mundo para quem ele envia diariamente mensagens de fé, esperanças e conselhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.