Problemas

Retirada de pavimentação asfáltica de vias e erosão causam transtornos no São Francisco

Uma obra de esgotamento foi a causa da retirada do asfalto; moradores reclamam da situação vivenciada

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Pavimentação asfáltica da rua Miguel Dominice Soares foi retirada para obras de esgotamento há seis meses.
Pavimentação asfáltica da rua Miguel Dominice Soares foi retirada para obras de esgotamento há seis meses.

SÃO LUÍS – Moradores da rua Miguel Dominice Soares, no bairro São Francisco, em São Luís, reclamam do asfalto retirado da via durante as obras de esgotamento de parte do bairro. O fato causa transtornos e prejuízos a quem convive diariamente com o problema.

Segundo informações dos moradores, há cerca de seis meses, uma obra de esgotamento de um trecho do bairro, localizado próximo a avenida Ferreira Gullar, foi iniciado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Com isso, toda a camada asfáltica de várias vias da localidade, inclusive a Miguel Dominice Soares, foi retirada. A população convive agora com a poeira e lama.

Poças d'água se formam por causa das chuvas.
Poças d'água se formam por causa das chuvas.

De acordo com José de Ribamar Soares, morador do bairro há 30 anos, até o momento, nenhum órgão competente deu uma previsão de quando as vias receberão a pavimentação asfáltica novamente. Segundo o morador, durante o período chuvoso a situação só piora. “Fica tudo alagado aqui. Muita lama”, afirma.

Erosão / lixo

Entre os vários problemas vistos em todo o percurso da avenida Ferreira Gullar, que liga o São Francisco a Lagoa da Jansen, o lixo marca presença. Mesmo os moradores afirmando que a coleta de resíduos é feita regularmente, a falta de locais apropriado para o descarte desse material traz muitos transtornos.

Em um trecho, uma grande erosão está se formando. Contribui para o aumento da cratera o peso e força de caminhões que retiram o lixo do local. Segundo os moradores próximos do local, os resíduos começaram a ser despejados irregularmente no terreno as margens da via, após a prefeitura retirar os conteiners que eram utilizados para que a população pudesse jogar seu lixo.

Buraco já compromete trecho da avenida Ferreira Gullar.
Buraco já compromete trecho da avenida Ferreira Gullar.

Procurada por nossa equipe, a Prefeitura de São Luís, até o momento, não se posicionou sobre as duas situações vivenciadas em uma parte do bairro São Francisco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.