Turismo seguro

Postos de atendimento prestam orientação a turistas na Ilha

Espaços oferecem dicas culturais e gastronômicas, além de informações sobre transporte, orientações jurídicas e procedimentos para o consumidor

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Posto de atendimento da Sectur, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado,  presta informação aos visitantes
Posto de atendimento da Sectur, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, presta informação aos visitantes (Aeroporto)

SÃO LUÍS - Com a chegada do mês de junho e o início dos festejos juninos, a previsão é que São Luís receba muitos turistas. Com isso, pontos como o Centro Histórico e a Avenida Litorânea estarão cheios de visitantes em busca de diversão e também de informação. Na capital, postos de atendimento ao turista orientam visitantes sobre serviços básicos. Eles oferecem dicas culturais e gastronômicas, além de informações sobre transporte, orientações jurídicas e procedimentos para o consumidor.

Nas entradas da cidade, o turista pode ter acesso a informações sobre a capital maranhense. No Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, um posto da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) presta informação aos visitantes. O posto do Terminal Rodoviário de São Luís, porém, está desativado. “Já estamos em fase final de reativação do posto, para que ele seja outra fonte de informação e serviços para os visitantes”, informou Hugo Veiga, secretário adjunto de Turismo do Estado.

Hugo Veiga informou ainda que a partir do dia 14 deste mês, quando será aberta oficialmente a programação junina do Governo do Estado, a Sectur fará uma ação de boas-vindas para os visitantes. A ação se estenderá até o dia 2 de julho e acontecerá no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), também presta suporte aos visitantes durante todo o ano, disponibilizando atendimento especializado na Central de Informações Turísticas, localizada na Praça Benedito Leite, no Centro. No local, os visitantes são orientados quanto aos atrativos da cidade, horário de funcionamento de museus e demais espaços turísticos, deslocamentos na cidade e municípios da Região Metropolitana de São Luís, mapas e outros serviços.

LEIA TAMBÉM:

Áreas turísticas de São Luís tiveram mais de 100 ocorrências este ano

Informes
De acordo com a secretaria, durante o São João a Central de Informações terá programação especial: no dia 22, das 9h às 12h e das 14h às 18h, os visitantes serão recepcionados com música e personagens típicos do período junino maranhense, como índias de bumba meu boi e coreiras do tambor de crioula; no dia 23, às 10h e 17h, haverá apresentação de grupo de bumba-boi; no dia 24, mais música e personagens, de 9h às 12h. Durante os três dias, haverá distribuição de mingau de milho.

A Setur informa ainda que oferece trimestralmente cursos de capacitação de informações turísticas para a comunidade e para o trade. A iniciativa tem o objetivo de melhorar o atendimento aos turistas em hotéis, pousadas, receptivos, agências e demais ambientes que possui alta demanda de visitantes.

Para ajudar os visitantes, a Delegacia Especial de Turismo (Detur) distribui uma cartilha educativa com orientações destinadas aos turistas que visitam o Maranhão. O material, escrito em português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, contêm recomendações sobre os serviços mais utilizados pelos turistas. No conteúdo, os visitantes podem obter informações de serviços de hotelaria, nos quais constam números de órgãos estaduais e municipais de turismo, aeroporto, postos de atendimento, representações dos consulados no Maranhão, bem como orientações quanto à hospedagem, tarifas, normas e outros serviços, além de procedimentos que devem ser tomados em casos de cancelamento de reserva e/ou extravio de bagagem, entre outros pontos.

A Polícia Militar destaca que em caso de roubo ou furto de pertences, ou ainda, perda de documentos, o turista deve procurar a sede da Delegacia de Turismo, localizada na Rua da Estrela nº427, no Centro Histórico de São Luís, ou ainda pelos contatos (98) 3214-8682 ou 3214-8683 ou ligar para o 190, que direcionará o atendimento.

SAIBA MAIS

Perfil do turista que visita São Luís:

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o turista que visita a capital maranhense vem principalmente dos estado de São Paulo – a maioria – e Pará. Minas Gerais e Piauí ocupam a terceira colocação no ranking dos maiores emissores de visitantes a São Luís. O turista que costuma vir à capital tem de 28 a 45 anos e costuma passar de 2 a 3 dias na cidade. A Sectur atua ainda junto ao trade turístico local, prestando orientações à rede hoteleira, restaurantes, pousadas, agências de viagens e guias turísticos, para capacitar e preparar os profissionais e estabelecimentos da área para oferecer um serviço cada vez mais especializado aos visitantes. A Sectur informou que apenas para o período junino estão sendo investidos R$ 2.106.220,14 na divulgação de São Luís para o restante do país, recurso que será revertido em incentivos para a economia local. A campanha publicitária deste ano contempla desde anúncios em site especializado em viagens, como o Decolar.com, até outdoors em quatro capitais brasileiras (Fortaleza, Belém, Teresina e Palmas).

Telefones importantes

- Detur: (98) 3214-8682 ou 3214-8683
- Ciops: 190
- Corpo de Bombeiros: 193
- Disque Denúncia: (98) 3223 5800 (São Luís)
- Delegacia On Line: www.delegaciaonline.ma.gov.br
- Samu:192
- SMTT: (98) 3214-1123

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.