Saúde pública

HU-UFMA participa de mutirão de cirurgias, exames e consultas

Serão disponibilizados mais de 8 mil procedimentos em todo o país; iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal Ebserh, nas cinco regiões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Serão disponibilizados exames e consultas em diversas especialidades
Serão disponibilizados exames e consultas em diversas especialidades (HUUFMA)

SÃO LUÍS - A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoverá o 2º Mutirão Nacional da Rede
Ebserh para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas amanhã. A iniciativa disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país.

As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do mutirão, incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, residentes, entre outros.

HUUFMA
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), com o objetivo de reduzir a fila de espera para algumas especialidades, realizará 100 exames de mamografia, 50 atendimentos oftalmológicos e cerca de 1.000 consultas em diversas especialidades. Além dos atendimentos, serão realizadas também palestras educativas em diversas áreas, com a participação de profissionais e residentes. Entre as palestras, serão abordados temas como saúde bucal, cuidados domiciliares do RN, alimentação saudável, importância do aleitamento materno, prevenção de complicações do diabetes mellitus, boas práticas na obstetrícia, orientações sobre doação de órgãos e tecidos, entre outros.

A superintendente do HUUFMA, Joyce Santos Lages, ressalta a importância desse mutirão para a sociedade e destaca o empenho de todas as equipes multiprofissionais envolvidas, que permitem que ações como essa façam a diferença na assistência prestada no Sistema Único de Saúde.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal, destaca como diferencial nesta edição a realização de ações educativas que vêm somar esforços aos atendimentos oferecidos. “Estimular a prevenção, por meio da multiplicação do conhecimento, possibilita uma melhor qualidade de vida da população, e o mutirão também traz como proposta esse incentivo.”

Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.