Saúde

Ônibus Lilás realiza ações com mulheres de áreas remotas do MA

Estrutura móvel foi reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas; desde 2015 a unidade percorre os municípios maranhenses, levando os serviços especializados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Mulheres de lugares remotos receberam atendimento no Ônibus Lilás
Mulheres de lugares remotos receberam atendimento no Ônibus Lilás (ônibus Lilás)

PRESIDENTE VARGAS - Prestar serviços de assistência, saúde, prevenção e educação para as mulheres dos pontos mais distantes do estado é o objetivo do Ônibus Lilás. Fruto de uma demanda da Marcha das Margaridas, as unidades móveis fazem parte do programa “Mulher: Viver sem Violência”. Especialmente adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas, o Ônibus Lilás foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

Desde 2015 a unidade percorre os municípios maranhenses, levando os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas.

Diferente da Carreta Mulher Maranhense, o Ônibus Lilás atende as mulheres dos locais mais remotos dos municípios, como explicou a chefe do Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres - DAE, Claudia Gouveia, “O acesso não é o principal desafio, pois levar as ações das políticas para as mulheres às comunidades mais distantes é gratificante. O nosso maior desafio é vencer o preconceito que algumas mulheres tem com relação aos exames de prevenção”.

O Ônibus Lilás foi especialmente desenvolvido para deslocamento fora dos grandes centros e está equipado com duas salas fechadas para garantir privacidade. Nos dias 22 e 23 de maio, o ônibus esteve em Presidente Vargas, nos povoados Boa Hora e Sapucaial. Nos dois povoados mulheres, homens e crianças participaram de palestras formativas, tiveram acesso a consultas médicas, testes rápidos e vacinação. As mulheres puderam realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero e realizaram uma escuta especializada através da Ouvidoria da Mulher da Semu, além de atividades de embelezamento.

Em Boa Hora, foram 156 pessoas atingidas e realizados 414 atendimentos. Em Sapucaial, foram 101 pessoas atingidas e 286 atendimentos realizados. O Ônibus Lilás segue sua itinerância, desta vez para o município de Itapecuru-Mirim, onde ontem prestou atendimento nos povoados de Tingidor e estará em Barriguda amanhã. Nos dias 29 e 30, o ônibus vai estar em Anajatuba, nos povoados Bacabal e Afoga.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.