Atendimento à população

Ação Global 2017 deve beneficiar cerca de 50 mil pessoas este ano

Durante todo o sábado, 27, serão oferecidos serviços gratuitos em diversas áreas para a população; tema desta edição é “Qualidade de vida para toda a família” e haverá distribuição de livros e medicamentos, além de divórcio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Em 2016 milhares de pessoas receberam atendimento na Ação Global
Em 2016 milhares de pessoas receberam atendimento na Ação Global (ação global)

SÃO LUÍS - Acontece dia 27 deste mês a 24ª edição da Ação Global, evento organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo, com o apoio de suas afiliadas no território nacional. Em São Luís, quem apoia a ação é o Grupo Mirante. A atividade acontecerá das 8h às 17h, no Campus Universitário Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, e deverá contar com a colaboração de 2.500 voluntários, além de 160 instituições parceiras. Durante todo o sábado, serão oferecidos serviços gratuitos em diversas áreas para a população.

O tema desta edição da Ação Global é “Qualidade de vida para toda a família”. A expectativa dos organizadores é de atender cerca de 50 mil pessoas para usufruir de serviços gratuitos nas áreas de Cidadania, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Beleza e Qualidade de Vida. Os atendimentos estarão distribuídos, principalmente, na área do prédio Paulo Freire da Cidade Universitária, mas também serão utilizados a quadra do Colun e o HUzinho.

No total, mais de 200 mil atendimentos serão prestados durante todo o dia do evento. “Uma mesma pessoa pode receber atendimento de diversas áreas como saúde e educação ou esporte e cultura e com isso conseguimos contabilizar um grande número de atendimentos”, explica Roseli Ramos, superintendente do Sesi.

Novidades
Este ano, além dos serviços tradicionalmente ofertados, quem for ao campus universitário poderá receber livros e medicamentos que estão sendo arrecadados pela organização do evento. Qualquer pessoa pode doar livros (didáticos ou de literatura) e remédios (com no máximo três meses antes do vencimento do prazo de validade e que foram armazenados de maneira adequada). As doações podem ser feitas até hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Avenida Daniel de La Touche, Retorno da Cohama.

Outra novidade na edição do evento deste ano é a promoção do Circuito Sesi de Atletismo. A competição, segundo os organizadores, acontecerá no mesmo dia da Ação Global, no campus da UFMA.

Divórcio
Um dos parceiros deste ano da Ação Global será a Defensoria Pública do Estado (DPE). Durante o evento, a DPE oferecerá atendimento jurídico e repassará, de forma lúdica, informações acerca de direitos do consumidor.

A DPE também atenderá os casais que queiram se divorciar, bastando levar os documentos pessoais das partes, comprovante de residência e a certidão de casamento.

Saúde
Nos serviços de saúde, serão diversas especialidades médicas como clínica geral, cardiologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, mastologia, fitoterapia, fisioterapia e massoterapia. Quem precisar atualizar as vacinas poderá contar com um posto de imunização no local do evento. “Teremos entrega de senhas para o atendimento em saúde porque é um dos serviços mais procurados e não temos como atender todos de forma satisfatória”, informou Roseli Ramos. A entrega de senhas para os serviços de saúde será feita no Centro de Convenções da UFMA.

Os serviços de oftalmologia também são muito procurados estão confirmados para essa edição. Estão previstos 300 atendimentos nesta área e todas as pessoas que forem atendidas e precisarem irão receber óculos gratuitamente. A entrega de senhas para oftalmologia ocorrerá na unidade do campus do Hospital Universitário.

Cidadania
Há ainda ações de cidadania, com emissão de documentos – entre os quais estão carteira de identidade, certidão de nascimento, título eleitoral e carteira de trabalho –, orientação jurídica e sobre questões do dia a dia das pessoas, como higiene e limpeza doméstica, consumo de energia e alimentação saudável. Alguns dos parceiros que estarão no local serão Caixa Econômica Federal, Viva Cidadão, Procon, Cemar, Ministério do Trabalho e Emprego.

A Corregedoria Geral de Justiça (CCJ) do Maranhão fará inscrição para o Casamento Comunitário. Este ano, a CCJ ampliou a estrutura de pessoal e o espaço físico para atender o maior número possível de casais interessados em participar do projeto. O acesso ao local da inscrição e o atendimento serão controlados por senhas. Para atender à demanda, será montada uma estrutura de atendimento com cerca de 30 computadores e 60 pessoas para o atendimento à demanda pelos serviços da Justiça. A cerimônia do Casamento Comunitário será realizada no segundo semestre.

Na área da educação, serão realizadas diversas oficinas e cursos promovidos por parceiros como o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros. Acontecerão também orientações para o mercado de trabalho, para quem deseja abrir uma micro ou pequena empresa com orientações sobre como formalizar o negócio e ter acesso a linhas de crédito. Na área de ecologia, serão distribuídas mudas e dadas dicas de preservação do meio ambiente.

Em cultura, acontecerão diversas apresentações artísticas como show, recitais de poesias, pinturas e outras atividades em toda a área do evento. Quem for atrás de serviços de beleza poderá cortar o cabelo, fazer limpeza de pele e outros serviços.

SAIBA MAIS

O Ação Global é realizado desde 1995 e é uma ação de cidadania a população tem acesso a serviços como a emissão de documentos, exames médicos e odontológicos, além de atividades culturais, de esporte, lazer e orientação educacional, dentre outros. Até 2011, a Ação Global acontecia na sede do Sesi, na BR-135, mas a partir de 2012 a atividade passou a ser realizada no Campus Universitário Dom Delgado, da UFMA.
Os serviços são divididos em seis áreas: educação, saúde, qualidade de vida, esporte e lazer, cultura, cidadania e direitos do cidadão. Pesquisa do Sesi mostra que 66,4% das pessoas que buscam os serviços da Ação Global têm renda familiar inferior a dois salários mínimo. Em 2016, um total de 55.300 pessoas foi beneficiado com 219.106 atendimentos, sendo a maior quantidade na área de qualidade de vida, que registrou um total de 112.430 assistências. Na área da saúde, as ações somaram 62.340. Um total de 9.182 pessoas foi beneficiado com serviços em cidadania e 24.448 em educação. Outros serviços somaram 10.706. A edição do ano passado do Ação Global superou todas as expectativas, com 206 parceiros, 250 serviços e 3.378 voluntários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.