Acidente

Ônibus cai em barranco com estudantes de S. J. de Ribamar

Cerca de 50 estudantes estariam no veículo. Em nota, a Prefeitura de São José de Ribamar informou que apenas sete estudantes tiveram ferimentos leves e já estão recebendo assistência devida do município.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Estudante que se feriu no acidente com o ônibus chegou à escola ontem carregada por familiar
Estudante que se feriu no acidente com o ônibus chegou à escola ontem carregada por familiar

SÃO LUÍS - Alunos da Escola Municipal Santa Maria, localizada no Povoado Santa Maria, no município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, sofreram um acidente que poderia ter resultado em uma tragédia. O ônibus no qual os alunos estavam sendo transportados da escola até a localidade onde moram, o Povoado São Paulo, caiu em um barranco após o condutor tentar desviar de um cachorro que teria atravessado na frente no veículo. Cerca de 50 estudantes estariam no veículo. Em nota, a Prefeitura de São José de Ribamar informou que apenas sete estudantes tiveram ferimentos leves e já estavam recebendo assistência devida do Município.

O acidente aconteceu na tarde da segunda-feira, dia 22. Ontem, fotos e um vídeo começaram a circular pelas redes sociais. Na tarde de segunda-feira, alunos do 6º ao 9º ano embarcaram normalmente em um dos ônibus disponibilizados pelo Município para o transporte dos estudantes. Eles são moradores do Povoado São Paulo, localidade vizinha ao Povoado Santa Maria, onde fica a escola na qual estudam.

De acordo com uma das alunas que estava no veículo, Vitória Emanuelle Pires Almeida, 14 anos, estudante do 9ª ano, o motorista não estava em alta velocidade durante o acidente. “Alguns alunos disseram que um cachorro atravessou na frente do ônibus, mas eu não vi esse cachorro. Ele foi desviar e o ônibus caiu na barreira. Mas na estrada havia alguns buracos, também”, informou.

A adolescente estava em pé no momento do acidente. “Alguns alunos viajam em pé porque outros estudantes ocupam os bancos e não permitem que todos sentem”, afirmou. O Estado perguntou a diversos alunos sobre o porquê de alguns deles serem transportados em pé e nenhum deles afirmou que o número de alunos transportados seja superior ao total de lugares disponíveis nos veículos disponibilizados pela Prefeitura de São José de Ribamar.

A estrada em que aconteceu o acidente envolvendo um ônibus usado para o transporte de estudantes na Prefeitura de São José de Ribamar está com as condições de tráfego precárias
A estrada em que aconteceu o acidente envolvendo um ônibus usado para o transporte de estudantes na Prefeitura de São José de Ribamar está com as condições de tráfego precárias

Sem socorro

Ainda de acordo com a adolescente, logo após o ônibus cair na ribanceira o motorista quebrou os dois vidros da frente, mas não prestou socorro aos alunos. “Ele fugiu. Não sei se foi porque ele estava com medo ou se foi pelo fato dele não querer ajudar mesmo”, afirmou.

Foram os próprios estudantes que ajudaram os colegas que estavam mais machucados, de acordo com outra aluna, Janiele Martins, 15 anos, estudante do 9º ano. “Teve um aluno que quebrou os vidros da janela para que a gente pudesse sair do ônibus. Quem não podia se movimentar direito, porque muita gente estava com dor nos peitos, nos braços e nas pernas, recebeu ajuda de quem estava melhor”, disse.

Vitória Emanuelle Pires Almeida machucou o pé direito e foi levada ao hospital por uma tia logo após chegar a sua casa. “O médico que me atendeu disse que eu torci o pé. Ele está um pouco roxo e eu ainda não consigo andar direito”, disse a estudante, que ontem caminhava com ajuda dos colegas de escola. Janiele Martins também machucou o pé direito, mas não buscou atendimento médico.

Quem também se machucou durante o acidente foi Nayara da Silva, 13 anos, estudante do 7º ano, que lesionou o antebraço direito. Ontem, a adolescente foi para a escola com o antebraço enfaixado. “Alguns alunos caíram por cima de mim quando o ônibus virou no barranco e eu acabei machucando meu braço”, relatou.

A nota da Prefeitura de São José de Ribamar informou ainda que assim que o Município foi comunicado da ocorrência enviou imediatamente ao local servidores das secretarias municipais de Educação e Saúde, que constataram não ter havido danos físicos graves aos ocupantes do veículo. Apenas sete estudantes tiveram ferimentos leves e já estão recebendo assistência devida do município.

um morador vizinho ao local onde o veículo tombou, o tráfego na área é sempre perigoso. No período chuvoso, a via vira um lamaçal.
um morador vizinho ao local onde o veículo tombou, o tráfego na área é sempre perigoso. No período chuvoso, a via vira um lamaçal.

Serviço terceirizado

A nota da Prefeitura de São José de Ribamar informa que ônibus que se envolveu no acidente é de propriedade da empresa J. Iris, contratada durante a Administração anterior do município, para realizar o transporte escolar.

Segundo os estudantes, o ônibus disponibilizado para levá-las para a escola varia de acordo com o dia e que, por isso, nem sempre eles são transportados em ônibus em boas condições de tráfego. “Tem dias que a gente pega um ônibus bacana, mas o do acidente era um ônibus bem precário”, afirmou Vitória Emanuelle Pires Almeida.

Ainda de acordo com a nota enviada pela Prefeitura de São José de Ribamar, logo após o acidente a empresa proprietária do ônibus providenciou de imediato, em outro veículo, a condução dos alunos às suas residências. O veículo envolvido no acidente foi retirado da barreira ainda na noite de segunda-feira.

Ontem, apenas os vidros do veículo estavam no local do tombamento e os alunos foram conduzidos para a escola em outro veículo. A Prefeitura informou também que enviou ontem ao local do acidente equipes de servidores para realizarem o levantamento completo das causas da ocorrência e apuração das eventuais responsabilidades.

NOTA DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

A Prefeitura de São de Ribamar informa que na tarde de segunda-feira, dia 22, houve uma ocorrência, na estrada do povoado São Paulo, envolvendo um ônibus de propriedade da empresa J. Iris, contratada na administração anterior deste município, para realizar transporte escolar.

Em uma das curvas da estrada, o veículo, embora desenvolvendo baixa velocidade, deslizou e tombou.

Comunicada da ocorrência, a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar enviou imediatamente ao local servidores das secretarias municipais de Educação e Saúde, que constataram não ter havido danos físicos graves aos ocupantes do veículo. Apenas sete tiveram ferimentos leves e já estão recebendo assistência devida da Prefeitura.

A empresa proprietária do ônibus providenciou de imediato, em outro veículo, a condução dos alunos às suas residências. A Prefeitura também enviou ontem ao local equipes de servidores para realizarem levantamento completo das causas da ocorrência e apuração das eventuais responsabilidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.