Ação

População é beneficiada com vários serviços essenciais durante ação social CDL nos bairros

O evento ocorre na sede da USC da Vila Luizão. A emissão da carteira de identidade e outros benefícios estão sendo oferecidos para a comunidade

oestadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
(Ação Social da CDL)

SÃO LUÍS - Os moradores da Vila Luizão e bairros adjacentes estão sendo beneficiados com os serviços oferecidos pela primeira edição da ação social “CDL nos bairros”, que está ocorrendo na sede da Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Vila Luizão, durante todo o sábado, 20. Essa ação está sendo promovida pela Câmara de Dirigente Lojistas de São Luís em parceria com diversas entidades.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, disse que esse tipo de evento é importante para democratizar o acesso da população mais carente a serviços essenciais de cidadania. A Vila Luizão foi uma das primeiras a ser escolhida pelo fato da CDL ter um contato direto com a direção da Associação Comercial e Industrial e de Serviços dos Bairros da Divinéia, Sol e Mar e Vila Luizão (ACIMAVIL), mas no decorrer deste ano esse tipo de ação também vai ser realizado em outras localidades da Ilha. “O objetivo é atender o maior número de pessoas e pretendemos que os representantes das comunidades procurem pelo nosso apoio social”, declarou Fábio Ribeiro.

Ele ainda informou que para esse evento a CDL São Luís está oferecendo gratuitamente consultas sobre SPC e Cadastro Positivo. Já o Procon-MA disponibilizou para a comunidade os serviços de orientação ao consumidor, atendimento sobre reclamações e dúvidas ligadas ao consumo. Com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), os moradores estão podendo solicitar emissão de segunda via da conta de energia, além de fazer negociações de dívidas e receber orientações em geral.

Também há o posto móvel da unidade do Viva Cidadão em que as pessoas podem fazer a emissão da carteira de identidade e de CPF como ainda tirar certidão de Antecedentes Criminais e acessar serviços online. Um desses serviços é a consulta de seu cadastro junto ao Bolsa Família e também consultas eleitorais.

A moradora Mayara Silva, de 23 anos, disse que ficou sabendo da ação por meio do carro de som. Ela tinha vindo ao evento com o propósito de resolver o problema da conta de energia da sua residência.

Ana Cleudes Magalhães, de 36 anos, veio ao evento para trocar as lâmpadas da sua casa e tentar negociar as contas de energia atrasadas. “Devemos aproveitar esse tipo de serviço, principalmente, quando é oferecido no bairro onde a gente reside”, declarou a moradora.

Maria da Penha

O comandante da USC da Vila Luizão, tenente-coronel Márcio Silva, informou que a maioria das ocorrências dessa localidade no final de semana tem ligação com violência doméstica devido a isso aproveitou essa ação para informar a comunidade sobre os seus direitos. Isso foi feito pelos integrantes da Patrulha Maria da Penha.

O sargento da Polícia Militar, Wagner, informou que essa patrulha da corporação militar tem como objetivo acompanhar e atender as mulheres em situação de vulnerabilidade e aquelas que foram vítimas da violência doméstica e familiar. Como ainda, tem o trabalho de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

Wagner também declarou que em caso de ocorrência desse tipo de violência é dever da vítima de denunciar o agressor para a polícia, solicitar cópia do boletim de ocorrência e guia para fazer exame de corpo de delito, procurar ajuda na rede de enfrentamento à violência doméstica ou até mesmo ligar para a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.