Abandono

Grama alta toma conta da Praça do Pantheon, em São Luís

A situação contribui para o aspecto de abandono do logradouro. Quem passa pelo local reclama da situação

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

[e-s001]SÃO LUÍS - Logradouros públicos em São Luís estão sendo coberto pelo mato, contribuindo para o aspecto de abandono do espaço. Como exemplo tem-se a Praça do Pantheon, localizada no centro da capital maranhense, que está com o capim alto.

Na manhã de sexta-feira, dia 12, O Estado, esteve no logradouro e constatou a triste situação. A grama estava bastante elevada que até mesmo escondia o lixo que havia espalhado no logradouro. Como a praça localiza-se no centro da cidade, diariamente muitas pessoas passam pelo local e é impossível não observar a situação.

“A praça deveria ser bem mais cuidada. Ela é um dos cartões postais da cidade, mas está dessa forma. É muito triste”, disse a dona de casa Amanda dos Santos. Quando chove, as galerias entupidas contribuem para deixar a praça alagada e intrafegável. Como se não bastasse a situação, espalhado pelo logradouro havia ainda uma grande quantidade de lixo como garrafas e copos plásticos, que se espalhava até as intermediações da Praça Deodoro.

Reforma - Em outubro de 2013, foram iniciadas obras de reforma do logradouro pela Prefeitura de São Luís. O total de R$ 324.104,92 foi gasto pela Prefeitura na reforma da praça, pouco tempo depois do término dos serviços, o espaço já foi alvo das primeiras ações de vandalismo.

[e-s001][e-s001]A reforma da Praça do Pantheon também incluiria a recolocação dos bustos que ficavam no local, mas foram retirados desde meados de 2005, a pedido da Academia Maranhense de Letras (AML), por causa do estado precário do local e da ação contínua de marginais. Os bustos homenageavam nomes como Arthur Azevedo, Raimundo Correia, Urbano Santos, Coelho Neto, Humberto de Campos e Bandeira Tribuzi.

Os bustos foram restaurados e desde 2007 estão expostos no pátio externo do Museu Histórico do Maranhão, na Rua do Sol, e deveriam voltar à praça assim que as obras fossem concluídas. As bases foram reformadas, mas até agora os bustos não foram recolocados na praça.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís em busca de um posicionamento sobre a situação da grama elevada da Praça do Patheon, mas até o fechamento da edição on-line nenhuma resposta foi obtida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.