Saúde pública

Mutirão de combate ao glaucoma é realizado na região de Itapecuru

Durante a atividade, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia; procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica, além de medir a pressão interna do globo ocular

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Mutirão do Glaucoma será realizado na região de Itapecuru até domingo para garantir a saúde ocular da população
Mutirão do Glaucoma será realizado na região de Itapecuru até domingo para garantir a saúde ocular da população (Glaucoma)

ITAPECURU - Municípios da Regional de Saúde de Itapecuru receberão, de hoje até domingo, o Mutirão de Combate ao Glaucoma. A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de ampliar as atividades que permitem o diagnóstico e o tratamento da doença. Em abril, mais de 4,2 mil pessoas foram beneficiadas com a ação no interior do estado.

No mês passado, 36 municípios das regionais de saúde de Pedreiras, Santa Inês, Codó, Viana e Presidente Dutra foram contemplados. Recebem o mutirão hoje os municípios de Belágua, São Benedito do Rio Preto, Anajatuba e Itapecuru-Mirim. Amanhã, as atividades acontecerão em Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Urbano Santos e Vargem Grande. No município de Pirapemas, o mutirão será realizado na manhã do domingo, 7.

Durante a atividade, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado ou para a cirurgia.

Para combater o glaucoma, o programa oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes acerca do uso correto da medicação.

SAIBA MAIS

O que é glaucoma

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, que causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem ficar atentos e participar das ações do mutirão em seu município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.