Combate

Instituições deflagram ações de combate às drogas em Zé Doca

Além de promover a integração, articulação e cooperação entre governo, iniciativa privada e cidadãos, a campanha mobilizará conselhos municipais, movimentos sociais, associações comunitárias, universidades, entre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Para o desembargador Cleones Cunha, o problema das drogas merece uma reflexão da sociedade
Para o desembargador Cleones Cunha, o problema das drogas merece uma reflexão da sociedade (Cleones)

ZÉ DOCA - “Vivi a experiência das drogas, mas decidi que o amor por mim deveria ser maior. Então, superei o vício com o apoio da família. Eu consegui e o amor venceu”, relatou Marcone Martins Gama, 43 anos, ao dar seu testemunho como ex-dependente químico, no lançamento da campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas” e do projeto “Parceiros pela Paz”, no fim da semana passada, em Zé Doca, distante 363 km de São Luís.

O evento - organizado pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas - ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de integrantes de instituições, entidades da sociedade civil e de estudantes de escolas públicas e jovens do Centro Terapêutico da Assembleia de Deus de Zé Doca.

O presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, destacou a importância da instalação do comitê e de sua atuação. “O problema das drogas merece uma reflexão da sociedade, tendo em vista a urgência e a responsabilidade que todos nós temos com o futuro de nossas crianças e adolescentes. Precisamos seguir pelo caminho da prevenção”, alertou.

A juíza da 1ª Vara da Comarca, Denise Pedrosa Torres, enfatizou a importância da campanha no município. “Precisamos unir forças para combater a criminalidade, pois quase todos os crimes ocorridos na Comarca estão relacionados com drogas”, disse.

Para a prefeita Maria Josenilda Cunha Rodrigues, a campanha e o projeto terão apoio do Executivo Municipal no desenvolvimento das ações planejadas pelo Comitê. “A Prefeitura está à disposição. Vamos colaborar para que a iniciativa tenha êxito no município”, ressaltou.

Apresentação
O juiz Júlio Praseres, representante do comitê estadual de prevenção às drogas, fez a apresentação da campanha e do projeto no município. “A responsabilidade deve ser compartilhada entre os representantes de órgãos dos governos, em nível municipal, estadual e federal, incluindo também a iniciativa privada e toda a comunidade de Zé Doca”, assinalou.

Além de São Luís - primeira cidade a deflagrar as ações de combate às drogas -, a campanha está presente nos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Açailândia, Imperatriz, João Lisboa, Estreito, Porto Franco, Montes Altos, Senador La Rocque, Buriticupu e Bom Jardim.

Articulação
Além de promover a integração, articulação e cooperação entre governo, iniciativa privada e cidadãos, propondo medidas que visem à prevenção contra as drogas, a campanha mobilizará conselhos municipais, movimentos sociais, associações comunitárias, universidades, sindicatos e entidades da sociedade civil, para a realização de debates, palestras, mostras e outros eventos, trabalhando a temática do combate ao consumo de drogas entre jovens, de 12 a 29 anos.

Além do presidente do TJMA, desembargador Cleones Cunha, do juiz auxiliar da presidência do Tribunal, Júlio Praseres, participaram da solenidade a juíza da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, Leoneide Delfina Barros Amorim; o presidente da Câmara Municipal, vereador Edilson Ramos; o prefeito de Governador Newton Bello, Roberto Araújo, além de vereadores, secretários, advogados, professores, estudantes, dirigentes sindicais, militares e servidores do Poder Judiciário lotados na Comarca de Zé Doca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.