Ai, minhas costas

Fisioterapeuta dá dicas de cuidados para cada exigência do trabalho

A dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho, segundo o INSS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Má postura sobrecarrega a coluna vertebtal
Má postura sobrecarrega a coluna vertebtal (dor nas costas h)

RIO - Você costuma sentir dores nas costas após um longo e exaustivo dia de trabalho? Saiba que esse problema é proveniente da má postura durante a realização das tarefas diárias, como no caso de profissionais que carregam muito peso ou de pessoas que passam horas em frente ao computador em posição inadequada.

A dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho, segundo o INSS. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, oito em cada 10 pessoas vão ter problemas de coluna em algum momento da vida. E a postura errada é uma das maiores causas de lesões na lombar.

"Além da predisposição genética, essas dores são decorrentes da sobrecarga na região lombar pela permanência muito tempo em pé ou sentada de forma errada, o que acarreta em lesões na coluna vertebral ou nos discos intervertebrais", descreve o diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro.

O fisioterapeuta explica que outro fator responsável para o surgimento de dores persistentes nas costas no ambiente de trabalho é o sobrepeso."Como a parte superior do corpo é muito pesada e boa parte da população usa o tronco com um pouco de anterioridade (tronco projetado para frente), os músculos estabilizadores não têm a capacidade de manter a coluna por períodos prolongados nessa posição, ocorre então perda de força e de tônus muscular. Diante disso, a falta de força dos músculos dinâmicos (dos movimentos) e dos estáticos (posturais) contribui para o desgaste das articulações o que leva, em longo prazo, a uma calcificação das vértebras", explica o Dr. Montenegro.

Para prevenir o aparecimento de dores nas costas e relaxar a tensão na lombar, confira algumas dicas do Dr. Helder:

Para quem trabalha sentado: Opte por intervalos para realizar alguns alongamentos do corpo ou uma leve caminhada. Também é importante investir na boa alimentação para evitar o sobrepeso e prejudicar ainda mais a coluna enquanto estiver sentado. Observe sempre sua postura, não relaxe: sente-se com o bumbum próximo do encosto da cadeira e os calcanhares devem alcançar o chão. Para ajudar na manutenção da curvatura lombar ao se sentar, procure colocar uma pequena almofada nesta região.

Para quem trabalha em pé: Muitas vezes, considera-se que a postura em pé no trabalho seja a mais correta, uma vez que nessa posição as curvaturas da coluna estão em alinhamento correto, reduzindo as pressões sobre o disco intervertebral. Entretanto, a manutenção da posição por longo período conduz ao uso assimétrico dos membros inferiores, apoiando o peso de forma alternada entre as pernas. Músculos e articulações envolvidos na sustentação dessa posição acabam sendo prejudicados pela solicitação contínua, logo a musculatura cansa e tende a enfraquecer, levando a alterações posturais.

A fim de reduzir a solicitação muscular dos membros inferiores, além de aliviar esse excesso de pressão sobre a região lombar, é importante viabilizar a alternância da postura sentada com a postura em pé.

Para quem trabalha carregando peso: Quando o profissional trabalha com o carregamento de peso, deve levar em consideração a forma de levantá-lo e a sua própria massa corporal com relação ao objeto. É importante lembrar que quanto mais prolongado for o tempo de permanência com o peso e a postura ao carregá-lo estiver incorreta, mais danos o profissional trará para sua coluna.

Ao se inclinar para pegar algum objeto, principalmente, se ele estiver no chão, o indivíduo deve ter muita atenção com a postura utilizada: é fundamental manter os joelhos semiflexionados, os pés afastados e o abdômen contraído, a coluna deve permanecer reta (nunca dobre o tronco), realizando força, apenas, nas pernas para erguer o peso; a carga deve estar próxima ao corpo para um maior conforto em transportá-la e nunca deve ser carregada na cabeça (pois compromete o equilíbrio e comprime as vértebras cervicais da coluna), mas com uma boa distribuição do peso nos braços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.