Ocorrências graves

Maranhão registra um acidente de trabalho a cada hora e meia

Dados são do Ministério do Trabalho e da superintendência regional; evento discutirá hoje o tema em São Luís; além de tratar de melhorias que evitem ocorrências graves, serão distribuídos materiais da campanha e oferecidos atendimentos à saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Construção civil é um dos setores em que há maior número de acidentes de trabalho no Maranhão
Construção civil é um dos setores em que há maior número de acidentes de trabalho no Maranhão (construção civil)

SÃO LUÍS - Dados do Ministério do Trabalho mostram que o Maranhão registra um acidente de trabalho a cada 90 minutos ou uma hora e meia, sendo a maior parte deles no setor da construção civil. Ainda segundo a pasta federal, no total, são registradas 16 ocorrências por dia deste tipo no estado. Com o objetivo de discutir soluções para o tema, será realizado hoje, a partir das 8h30, na Superintendência Regional do Trabalho (SRT) na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohab (Edifício Dal Plaza), evento alusivo à campanha nacional de acidentes de trabalho (realizada neste mês de abril).

De acordo com os organizadores, as atividades farão parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), cujo tema em 2017 é “Conhecer pra prevenir”. Além de serem discutidas melhorias que evitem ocorrências mais graves nos locais de trabalho, durante o evento serão distribuídos materiais da campanha e oferecidos atendimentos à saúde.

Segundo a superintendente em exercício do Trabalho no Maranhão, Cláudia Almada, é preciso conscientizar os cidadãos sobre as regras que cobrem o trabalhador que esteja em situação de risco de vida. “Muitas vezes, pelo fator da remuneração e da baixa oferta de emprego em vários setores, o trabalhador está ciente dos riscos ao seu bem-estar físico mas, no entanto, não procura os órgãos especializados para proceder com a precaução e denunciar a empresa. É preciso, neste caso, mudar esta cultura”, disse.

Ainda de acordo com a gestora, durante o evento de hoje auditores do trabalho estarão à disposição para o recebimento de denúncias relativas a empresas que, porventura, desrespeitem a legislação trabalhista. “Além de desobedecer às regras de segurança, em alguns casos as empresas não cumprem com
obrigações legais e, neste caso, também devem ser alvos de denúncias pelos trabalhadores”, afirmou a superintendente.

Outros dados
Ainda segundo a Superintendência do Trabalho no Maranhão, em média 49 trabalhadores morrem por ano no estado, em virtude de acidentes ou de lesões em decorrência do local de trabalho. Ou seja, a cada 10.272 trabalhadores, um sofre lesão permanente em virtude do ofício no território maranhense. Somente no ano passado, segundo o órgão, o Maranhão registrou 5.692 acidentes de trabalho.

Dados mostram que, em média, o Brasil registra 2.800 mortes por ano de trabalhadores em seus locais de trabalho. Ou seja, média de uma morte a cada três horas.

Números
16
é a quantidade de acidentes de trabalho por dia no Maranhão
49 é o número de mortes em ambientes de trabalho no território maranhense

Fonte: Ministério do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.