Avanços

Sinduscon-MA e CBIC detalharão o BIM para o mercado do Maranhão

Tecnologia que permite o gerenciamento de um projeto desde a idealização até a execução será apresentada hoje, das 8h às 12h, no auditório da Fiema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

SÃO LUÍS - Com o objetivo de disseminar ainda mais entre as empresas da construção civil maranhense o Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção e incentivá-las a adotar essa nova tecnologia, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) promoverá, hoje, 25, o Workshop Implementação do BIM. O evento ocorrerá das 8h às 12h30 no Auditório Alberto Abdalla, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís, em uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Senai. A participação é gratuita.

A abertura do workshop será feita pelo presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, e pelo presidente da Comissão de Materiais, Equipamentos, Serviços, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.

“A tecnologia BIM garante avanços significativos para a arquitetura, engenharia e construção civil, pois é uma ferramenta que permite o gerenciamento de um projeto desde a idealização até a execução, gerando uma informação completa de todo o processo, inclusive com dados construtivos detalhados, como a quantificação rigorosa dos materiais a serem utilizados, evitando assim desperdícios e erros, o que é uma grande vantagem”, explica Fábio Nahuz.

Ele diz ainda que trazer para as empresas de construção civil do Maranhão o conhecimento e o aprofundamento dessa ferramenta é um grande avanço. “O uso dessa tecnologia é imprescindível. A CBIC já vem disseminando o BIM por todo o país, inclusive com material informativo, e temos certeza que esse workshop possibilitará às empresas maranhenses uma visão mais detalhada dessa tecnologia e a possibilidade delas verificarem a viabilidade em adotá-la”, complementa Nahuz.

Conteúdo

Durante o worshop, os participantes conhecerão a Coletânea BIM, apresentada por Rogério Suzuki, consultor BIM/CBIC. Em seguida, representantes de empresas falarão sobre “O Papel dos Desenvolvedores de Softwares e Empresas Especializadas”. O evento terá ainda a apresentação por empresas do segmento de experiências bem-sucedidas com o BIM.

O BIM vem sendo cada vez mais utilizado por empresas de construção civil, engenharia e arquitetura. Essa tecnologia permite fazer a maquete virtual em 3D do edifício, com plantas, cortes e vistas, desde a fase da concepção arquitetônica, detalhes construtivos e quantificação detalhada e rigorosa do orçamento dos materiais de construção e acabamento, o que minimiza erros e desperdícios. A ferramenta também permite que se tenha o gerenciamento total da obra, inclusive com detalhes como cálculos de eficiência energética.

O workshop tem o apoio do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), Construtora Canopus, Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi-MA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão (Senge), Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura

8h10 – Apresentação da Coletânea BIM - Rogério Suzuki, consultor BIM/CBIC

9h10 – “O Papel dos Desenvolvedores de Softwares e Empresas Especializadas” – representantes de empresas desenvolvedoras do software

10h40 – Coffee Break

11h – Experiências Bem-sucedidas de Empresas do Segmento

11h40 – Debates

12h30 – Desdobramentos e encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.