Acidentes de trânsito

Detran e parceiros definem estratégias para ‘Maio Amarelo’

O movimento tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo; a ação é coordenada pelo poder público e sociedade civil; intenção é colocar em pauta o tema segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
‘Maio Amarelo’ tem como foco o combate ao alto índice de acidentes de trânsito com mortes e feridos
‘Maio Amarelo’ tem como foco o combate ao alto índice de acidentes de trânsito com mortes e feridos (Maio amarelo)

SÃO LUÍS - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) reuniu parceiros de órgãos públicos e entidades ligadas ao trânsito para definir as ações a serem realizadas durante o mês que vem, no movimento “Maio Amarelo”, com foco no combate ao alto índice de acidentes de trânsito com mortes e feridos. O lançamento da campanha acontece no próximo dia 4.

Participaram da reunião representantes da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA; da Companhia de Polícia Rodoviária Militar Independente (CPRv-Ind); da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); da Secretaria Municipal de Saúde (Semus); da Federação das Associações e do Sindicato dos Mototaxistas do Maranhão (Fessimotos) e do Sest/Senat.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Rositânia de Farias, destacou a importância dessa mobilização e o envolvimento de vários órgãos, não só os ligados ao trânsito, para chamar a atenção da sociedade para a mudança de comportamento.

“Devemos trabalhar firmemente na educação para o trânsito, para que cada condutor tenha consciência de que, fazendo a sua parte, podemos ter um trânsito mais seguro. Vamos realizar uma grande campanha com a ajuda de todos os parceiros, que deverá prosseguir durante o ano inteiro”, destacou a coordenadora, ressaltando ainda que mais parceiros vão participar das ações.

A programação do “Maio Amarelo” terá blitze educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores; palestras em escolas da rede pública e privada, em empresas e órgãos públicos; ações educativas em bares e restaurantes da capital, com o projeto “Direção Certa, mais que um papo de bar”. Também serão realizados eventos de maior proporção, como caminhada e corrida.

“Será um mês inteiro dedicado a ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito em todo o estado”, observa Rositânia de Farias.

As ações do ‘Maio Amarelo’ também serão intensificadas em municípios do interior do estado, pelos educadores de trânsito das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

O movimento
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do Movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.