Muita água

Previsão é de chuva na cidade nos próximos dias

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a capital maranhense deverá registrar aumento no índice pluviométrico. Precipitação de ontem causou vários transtornos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
No São Francisco, rua ficou  alagada durante a chuva.
No São Francisco, rua ficou alagada durante a chuva. (Chuva)

SÃO LUÍS - As chuvas deverão se intensificar em São Luís, nos próximos dias. Pelo menos, esta é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação que foi registrada no início da tarde de ontem, por cerca de uma hora, causou transtornos em ruas e avenidas da cidade. Raios e trovões também foram registrados, o que deixou muitas pessoas amedrontadas.

Na Rua 7 do bairro São Francisco, por exemplo, por causa do acúmulo de lixo, a água não escorreu para as galerias, contribuindo para a inundação da via. Alguns moradores foram impedidos de deixar as casas. Os motoristas que tentaram passar pelo trecho tiveram de reduzir a velocidade dos veículos. “Toda vez que chove aqui inunda. É impressionante”, disse, em tom de revolta, o aposentado José Guimarães, que passou pela via minutos após a chuva.

Na Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha – em frente ao Banco do Brasil –, a concentração de água ocasionada pela chuva deixou o trânsito mais lento e comprometeu a camada asfáltica. Algumas pessoas que aguardavam em um abrigo próximo ao local por um coletivo ficaram molhadas.

Já na Avenida Colares Moreira – no cruzamento com a Rua das Paparaúbas –, o conjunto semafórico apresentou defeito. Até o fim da tarde de ontem, o dispositivo permanecia sem funcionar. Mesmo sem a orientação, não foi registrado acidente no trecho.

A situação mais grave registrada durante as chuvas foi na Avenida Casemiro Júnior, ao lado do antigo clube Lítero. O excesso de lixo, que impedia a vazão pelas galerias, formou grande volume de água na pista, o que forçou os motoristas a se deslocarem com a velocidade reduzida. O engarrafamento, no sentido bairro-Centro, chegou até o cruzamento semafórico ao lado do Centro de Saúde do Anil.

Trovões e raios
A chuva que caiu ontem na capital maranhense também chamou a atenção pelos raios e trovões, que deixaram os ludovicenses assustados.

Em grupos de redes sociais, foram feitos comentários de usuários que alertavam para possíveis danos em eletroeletrônicos e imóveis causados pelos fenômenos. Até o fechamento desta edição, nenhum incidente deste tipo foi registrado.

Previsão
Segundo o Inmet, hoje, o dia deve apresentar temperatura entre 25ºC e 32ºC (graus Celsius), com forte tendência de pancadas de chuva ao longo do dia.

Amanhã, a cidade deverá apresentar tempo nublado com pancadas de chuva isolada. O quadro meteorológico, ainda de acordo com o Inmet, deverá ser mantido até o fim da semana.

SAIBA MAIS

De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o mês de abril é considerado o mais chuvoso na cidade, com 475,9 milímetros. Ainda segundo a Uema, o próximo mês também deverá registrar alto índice pluviométrico, com 316,5 milímetros.

Números

475,9 milímetros é o índice esperado para o mês de abril
32 graus é a temperatura máxima prevista pelo Inmet para hoje, dia 18

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.