Transtornos à população

Pane no sistema de recarga de passagens de coletivos de São Luís deixa usuários insatisfeitos

Medida tomada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, que liberou a venda de quantidade fixa de passes escolares, desagradou as pessoas; Prefeitura não dá prazo para o restabelecimento do sistema

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Usuária do sistema de transporte público exibe cartela de passes no Terminal de Integração.
Usuária do sistema de transporte público exibe cartela de passes no Terminal de Integração. ( Usuária do sistema de transporte público exibe uma cartela de passes no Terminal de Integração)

SÃO LUÍS - Uma pane no sistema de recarga de passagens causada, de acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), por um problema no gerenciador do dispositivo eletrônico, provocou durante todo o dia de ontem transtornos para usuários do transporte coletivo. Para tentar minimizar o problema, a Prefeitura de São Luís liberou, no fim da tarde de ontem, a comercialização de passes escolares. Mesmo com a medida, os usuários ficaram insatisfeitos com os transtornos, já que era possível adquirir apenas um número fixo de 10 passes por venda.

“Eu fui obrigada a comprar 10 passes sem a menor necessidade”Josielma Ferreira, Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
O anúncio da venda dos passes foi feito em rede social pelo secretário titular da SMTT, Canindé Barros. No entanto, apesar dos esclarecimentos do gestor, os usuários reclamaram da demora do poder público por uma solução, pois a comercialização do crédito em formato de papel somente foi liberada por volta das 16h de ontem.

No Terminal da Praia Grande – um dos locais de venda dos passes –, até às 19h de ontem havia uma grande fila. A estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Josielma Ferreira, se sentiu prejudicada. “Eu fui obrigada a comprar 10 passes sem a menor necessidade”, disse. A opinião dela foi a mesma do estudante de Estudos Africanos da UFMA, Paulo Ricardo. “Eu não queria 10 passes, queria menos. Mas vou ter que gastar mais aqui”, disse.

Na Central de Atendimento ao Estudante no Monte Castelo, o movimento de usuários foi grande entre às 16h e às 17h de ontem. Às 18h, o fluxo de pessoas no local diminuiu de forma considerável. Segundo um dos funcionários da unidade, que preferiu não ser identificado, hoje haverá nova venda de passes.

Esclarecimentos

De acordo com a assessoria da SMTT, os créditos já contidos nos cartões de transporte permanecerão válidos. Ou seja, o passageiro que tiver crédito em seu cartão poderá usar o sistema de transporte hoje normalmente. Quem não tiver mais crédito e for impedido de adquirir o passe escolar por não conter o cartão estudantil, terá que pagar passagem com dinheiro.

Relembre

A ocorrência de panes no sistema de recarga dos cartões de transporte em São Luís não é incomum. No dia 24 do mês passado, por exemplo, outra pane no gerenciamento do serviço interrompeu a recarga por 24 horas. À época, a Prefeitura não informou quais as causas do problema.

Mais

Nota da Prefeitura sobre a pane

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informa que, com o objetivo de garantir o direito da meia-passagem aos estudantes de São Luís, mesmo em face da pane geral no sistema de recarga de passagens, realizará a venda de passes escolares nos Terminais de Integração e na Central de Atendimento ao Estudante, no Monte Castelo.

A SMTT esclarece que a venda será realizada mediante a apresentação do cartão estudantil e que o serviço inicia às 16h no Terminal da Praia Grande e na Central de Atendimento ao Estudante; e a partir das 17h nos terminais de integração do São Cristóvão, Cohama e Cohab, permanecendo até às 20h, nesta segunda-feira,17.

A secretaria reforça, por fim, que já possui técnicos trabalhando para restabelecer, com a maior brevidade possível, o sistema de recarga eletrônica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.