Doutrina

“O Livro dos Espíritos” faz 160 anos com fórum

Obra basilar da doutrina Espírita, “O Livro dos Espíritos” foi lançado no dia 18 de abril de 1857

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Fórum discutirá ‘O Livro dos Espíritos’
Fórum discutirá ‘O Livro dos Espíritos’ (Evento espírita)

A Federação Espírita do Maranhão (Femar) realiza hoje, às 19h, na sede da instituição (Rua de Santaninha, 112), o Fórum “O Livro dos Espíritos: o início de uma nova era”. O evento marca a comemoração dos 160 anos de O Livro dos Espíritos, obra basilar da Doutrina Espírita.

“Esta data é um marco. ‘O Livro dos Espíritos’, escrito sob a forma de perguntas e respostas, constitui a essência dos ensinamentos espíritas. A partir dessa obra, e com base nela, outras foram escritas. É importante lembrar que o livro é uma obra coletiva, visto que Allan Kardec não se considera o autor, mas aquele que organizou o livro”, esclarece Osmir Freire, presidente da Femar.

Aberto para a comunidade, o fórum esclarecerá aspectos da obra e da sua mensagem, com base na estruturação do próprio livro e do qual derivam as outras quatros obras escritas pelo francês, Allan Kardec, são elas: “O Livro dos Médiuns”; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”; “O Céu e o Inferno” e a” Gênese”. O evento contará com apresentações artísticas de música e poesia.

O Livro dos Espíritos

Lançado em 18 de abril de 1857, na França, o livro está estruturado em forma de perguntas e apresenta a base da nova doutrina, denominada por Kardec de Espiritismo ou Doutrina Espírita. “O Livro dos Espíritos” é a obra de estudo inicial do Espiritismo, de aspecto predominantemente filosófico. Está organizado em quatro partes: das causas primárias; do mundo espírita ou mundo dos Espíritos; das leis morais; das esperanças e consolações.

Na primeira parte, traz um tratado sobre Deus, o Universo, a Criação e o Princípio vital. Já na segunda, trata do “Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos”, transitando entre os dois mundos, o espiritual e o material. Na terceira, preocupado com a transformação do Ser, estuda com detalhes as “As Leis Morais”, começando pelas Leis divinas ou naturais.

Na última parte, Allan Kardec se preocupa em ensinar sobre o mundo espiritual, tratando “Das Esperanças e Consolações”. São abordados te­mas como felicidade, perda de en­tes, temor da morte, suicídio, céu, inferno, purgatório, e finaliza com uma visão geral de toda questão relacionada com o futuro depois da morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.