Em obras

Seminário Santo Antônio é reformado pela Arquidiocese

Iniciativa se deve ao fato de apenas a Igreja Santo Antônio, da qual o seminário é anexo, estar incluída no pacote de restaurações do PAC Cidades Históricas; recursos são próprios e de doações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Reforma da cozinha do Seminário Santo Antônio já está em fase de conclusão
Reforma da cozinha do Seminário Santo Antônio já está em fase de conclusão

SÃO LUÍS - A Arquidiocese de São Luís está reformando com recursos próprios e doações o Seminário Santo Antônio. A construção histórica já abrigou o papa João Paulo II quando da sua visita a São Luís. A obra, na qual já foi investido R$ 1,3 milhão, não tem previsão para ser concluída. Iniciativa da arquidiocese se deve ao fato de apenas a Igreja Santo Antônio, da qual o seminário é anexo, estar incluída no pacote de restau­rações do PAC Cidades Históricas.

Segundo dom José Belisário da Silva, a obra está sendo feito em etapas, conforme a disponibilidade de recursos. Inicialmente, foram substituídas todas as instalações elétricas e hidráulicas, além dos revestimentos. O piso superior, onde ficam os aposentos, já foi totalmente reformado com a troca de portas, janelas, louças e novos móveis já foram adquiridos. Agora os serviços estão sendo feitos no pavimento térreo onde ficam cozinha, refeitório, lavanderia e uma capela. “Os recursos aplicados são 80% da Arquidiocese e 20% de doações”, informa.

Após a conclusão destas etapas, começará a organização de um memorial para a guarda e exposição de objetos tidos como de valor afetivo e histórico. “Entre esses itens estão os objetos usados pelo papa João Paulo II durante sua vinda a São Luís. Nossa ideia é deixar este memorial aberto ao público para visitação e para que as pessoas não esqueçam a importância deste seminário”, ressalta. A biblioteca do seminário e o auditório também serão reformados, mas ainda não há prazo para o início desta etapa das obras de revitalização do prédio.

Abandono
O Seminário Santo Antônio fica na Praça Antônio Lobo - conhecido também como Largo de Santo Antônio -, no centro de São Luís. Apesar da importância histórica, o local é hoje mais um dos pontos de abandono do Centro Histórico de São Luís pelo poder público. A praça é ocupada por moradores de rua que usam as grades do seminário como varais para suas roupas. Em sua fachada e da igreja, é possível ver os sinais do tempo e da falta de manutenção.

A última grande reforma ocorrida no seminário foi na década de 1960, segundo dom Belisário. A reforma foi coordenada pelo padre João Mohana, para que o seminário pudesse ser usado como um centro de formação. “Após isso, ele recebeu uma reforma, mas superficial para receber o papa João Paulo II”, conta. A Igreja e o Seminário Santo Antônio são um conjunto arquitetônico de tombamento federal, ou seja, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Construção
O Seminário de Santo Antônio, um dos mais importantes na história de São Luís, começou a ser construído em agosto de 1624, junto à Capela de Bom Jesus dos Navegantes. Foi fundado pelo frei Francisco Cristóvão de Lisboa, que partiu para o Pará e então deixou frei Antônio Trindade como guardião local. O convento foi o primeiro quartel do Corpo de Polícia da Província do Maranhão (atual Polícia Militar), fundado em 1836.

No ano de 1838, a formação dos sacerdotes maranhenses era feita no Colégio de Nossa Senhora da Luz (atual Palácio Episcopal), dos jesuítas, que estava fechado desde 1759. Havia uma deficiência na formação e instrução do clero na capital, levando Dom Marcos Antônio de Souza, 15º bispo do Maranhão, a se preocupar com a instalação de um seminário diocesano para suprir esse vácuo que se instalara, quando teve início a construção do prédio atual do seminário.

Apogeu
[e-s001]Com uma história cheia de altos e baixos, o Seminário Santo Antônio teve uma de suas épocas de glória com a chegada dos padres lazaristas, que assumiram a direção do Santo Antônio em 1904. E após 60 anos, o seminário voltou a períodos de decadência, tendo que passar novamente um período fechado por falta de vocações e os lazaristas deixam a direção do local.

O seminário foi transferido para o velho sobrado do Barão de Grajaú, onde funcionou também o Museu de Artes Sacras do Maranhão. Em 1985, ele retornou para seu prédio oficial, tornando-se um Seminário Interdiocesano, o que significa que todos os seminaristas de todas as dio­ceses do Maranhão iriam residir juntos. O Seminário Interdiocesano durou por pouco tempo, e logo após cada diocese começou a fundar o seu próprio seminário.

SAIBA MAIS

Importância Histórica

Há fatos de verdadeira importância histórica e outros engraçados que aconteceram no Seminário Santo Antônio. Por exemplo: as reuniões que antecederam as batalhas da Revolta de Beckman, em 1684, aconteciam nas dependências do Santo Antônio. Foi também na Capela de Bom Jesus dos Navegantes, dentro da igreja, que o padre Antônio Vieira proferiu o famoso “Sermão de Santo António aos Peixes”, no ano de 1654, fazendo uma crítica velada à alta sociedade da época. Em outubro de 1991 o papa João Paulo II, durante sua segunda viagem ao Brasil, se hospedou no local em sua passagem por São Luís. Há histórias também que contam que frades que moravam no seminário tiveram uma “batalha” contra formigas que roubavam alimentos de suas despensas, abrindo um processo contra elas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.