Violência sexual

DEM investiga estupro de jovem em festa na UFMA

Delegada Wanda Moura aguarda que a vítima, que registrou o caso no plantão da Vila Embratel, se apresente na Delegacia da Mulher

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Campus da Universidade Federal do Maranhão onde a festa foi realizada.
Campus da Universidade Federal do Maranhão onde a festa foi realizada. (DEM investiga estupro de jovem em festa na UFMA)

SÃO LUÍS - A Delegacia da Mulher (DEM) deu início ontem às investigações de um caso de estupro de uma jovem de 18 anos, que supostamente teria ocorrido após uma festa na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, na última sexta-feira. A direção da instituição de ensino desde o ano passado teria suspendido esse tipo de evento depois da ocorrência do Encontro da Juventude Porra-Louca, que resultou na morte do estudante do curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Kelvin Rodrigues Ribeiro, de 22 anos, na noite do dia 5 de agosto de 2016, dentro de um dos banheiros do prédio de Centro de Ciências Humanas (CCH).

“A nossa equipe está na rua tentando identificar essa vítima”, disse a delegada titular da DEM, Wanda Moura. Ela informou que uma mulher teria registrado um boletim de ocorrência no plantão da Polícia Civil da Vila Embratel na manhã de sábado, 1º, declarando que tinha ingerido bebida alcoólica e foi abordada por um homem não identificado, na noite de sexta-feira, 31, na UFMA e que teria sofrido violência sexual.

Ainda segundo a delegada, a polícia está tentando identificar a vítima para que as providências possam ser tomadas. “Temos ciência do registro da ocorrência no plantão de polícia, mas até o momento não sabemos se a vítima já foi submetida aos exames periciais, inclusive o de conjunção carnal”, explicou Wanda Moura.

Ainda na manhã de ontem, O Estado entrou em contato por telefone com a assessoria de comunicação da UFMA para saber mais informações sobre o caso, mas foi informado de que a direção da instituição de ensino não tinha ciência do fato até o momento. Foi informado, também, que a assessoria não tinha recebido nenhum registro sobre esse caso.

Evento

Na última sexta-feira ocorreu um evento, que teria sido promovido por estudantes, na UFMA. Eles ocuparam a concha acústica e estavam tentando derrubar a resolução 258/2016, que proíbe qualquer atividade cultural na universidade.

A direção da universidade ainda na quinta-feira, 30, teria censurado a ocorrência de uma palestra alegando medidas de segurança. Há informações de que essa atitude acabou desagradando alguns estudantes.

Assassinato

Mailton Arapuã Cardoso, o Cabeça, de 23 anos, declarou na polícia que diariamente, em companhia de outros criminosos, realiza assaltos no Bacanga e até mesmo nas dependências da UFMA. Na noite do dia 5 de agosto do ano passado, ele tentou roubar o celular do estudante Kelvin Ribeiro no banheiro da universidade, mas a vítima reagiu ao assalto e ainda travou luta corporal com ele.

O bandido desferiu primeiramente golpes de faca no abdômen da vítima e logo em seguida, nas costas. O estudante morreu no local e o acusado fugiu sem levar o celular e depois de dois dias foi preso pela polícia.

Além de Mailton Cardoso também foram detidos o seu irmão, Mailson; Jorge Wislly Pereira Ribeiro, o Faisão; e Evanildo de Jesus São Domingos, o Seu Bastista. Ainda foi apreendida uma adolescente, de 15 anos, namorada de Cabeça. Todos foram conduzidos ao 5º Distrito Policial, no Anjo da Guarda, e apresentados ao delegado Walter Wanderley, mas apenas Mailton Irapuã Cardoso e Evanildo de Jesus São Domingos, foram autuados pelo crime. Os outros foram liberados.

Saiba mais

Nove inquéritos policiais sobre casos de estupro já foram instaurados na Delegacia Especial da Mulher (DEM) durante este ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.