Restauração

Após denúncia de O Estado, monumento passa por reforma

Na manhã de sexta-feira, 31, operários trabalhavam na recuperação dos “Pescadores”, que está com sérios danos em sua estrutura física

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Operário trabalha lixando monumento na Avenida Litorânea
Operário trabalha lixando monumento na Avenida Litorânea (reforma)

Após denúncia feita por O Estado, o Monumento aos Pescadores, localizado na Avenida Litorânea, em São Luís, está sendo recuperado. Na manhã de sexta-feira, dia 31, operários trabalhavam na recuperação das estátuas.

Tapumes haviam sido colocados em volta do monumento no fim do ano passado após O Estado mostrar a situação em que estavam as peças, depreciadas pela ação da maresia. Conforme apurado, os serviços estão previstos para terminar no dia 10 de abril, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra).

Cartão-postal
Um dos principais cartões-postais de São Luís, o Monumento aos Pescadores, na entrada da Avenida Litorânea, está em situação precária por ação do salitre e da falta de conservação. As peças estavam cobertas por ferrugem e a base da escultura apresentava várias rachaduras, começando a exibir as armações internas de ferro. Uma das luminárias da escultura estava quebrada e coberta de terra.

O Monumento aos Pescadores, a escultura “Arrastão”, é uma obra do escultor e pintor Cordeiro do Maranhão e foi inaugurada em 31 de dezembro de 2003. Hoje, pouco mais de uma década depois, os pescadores, a rede e a base da escultura estão em avançado estado de deterioração. A precariedade é tamanha que mal se consegue ler a placa de identificação das esculturas, parte do monumento em maior estado de degradação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.