Alerta

Ondas de até 2,5 metros são esperadas no litoral maranhense a partir desta sexta-feira

Segundo a previsão, o fenômeno deve ocorrer de meio-dia desta sexta-feira (31) até a meia-noite do domingo (1º) para a segunda-feira (2)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Ressaca prevista a partir da Ilha de Santana, no Maranhão
Ressaca prevista a partir da Ilha de Santana, no Maranhão (mapa ilha de santana)

SÃO LUÍS - A partir do meio-dia desta sexta-feira (31), ondas de até 2,5 metros de altura poderão ocorrer no litoral do Maranhão. O alerta de ressaca foi emitido pela Marinha do Brasil e deve durar até a meia-noite do domingo (1º) para a segunda-feira (2).

O fenômeno no litoral nordestino é de Ilha de Santana, no Maranhão, até Touros, no Rio Grande do Norte. Nesse trecho, a recomendação da Capitania dos Portos é que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nesses dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e outros itens de segurança.

O que é ressaca?

Ressaca é o movimento das ondas do mar sobre si mesmas na área de rebentação, causada por rápidas e violentas mudanças climáticas. A força da água costuma provocar alagamentos e destruições em construções à beira-mar. O perigo é grande para os banhistas, que pode ser tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.