Inédito

Pesquisa do Ceuma será referência

Estudo inédito no país identificou vírus e bactérias causadores de infecções respiratórias agudas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Lídio Neto com Karen Felipe, Matheus Alves e Marilha Cariolano
Lídio Neto com Karen Felipe, Matheus Alves e Marilha Cariolano (pesquisadores ceuma)

Uma pesquisa realizada na Universidade Ceuma identificou vírus e bactérias que causam infecções respiratórias agudas em crianças, o que pode auxiliar no tratamento e na redução do número de mortes causadas por esses organismos.

A pesquisa é liderada pelo professor Lídio Neto, com auxílio dos alunos de mestrado Hivylla Ferreira, Marilha Cariolano e Matheus Alves e os de iniciação científica Karen Felipe, Gustavo Oliveira e Elen Silva. Tem também a parceria da professora Lee Ann Campbell, da University of Washington (EUA).

O resultado pode fazer com que pacientes que estão sendo tratados com antibióticos parem de tomá-los quando eles não forem necessários, dizem os pesquisadores. O diagnóstico é realizado com base na pesquisa do DNA bacteriano ou DNA/RNA viral em amostras respiratórias dessas crianças, utilizando o PCR (investiga o estado inflamatório do indivíduo) em tempo real, umas das técnicas mais sensíveis para essa finalidade no mundo.

De acordo com Lídio Neto, a pesquisa ainda precisa avançar para que se possa desenvolver mecanismo mais eficientes para combater as infecções. “Ainda se precisa definir quais bactérias e vírus causam essas infecções aqui no Maranhão e associá-las a fatores de risco, assim como a identificação da sazonalidade dessas infecções como forma de buscar estratégias de prevenção”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.