Vida longa

Impermeabilização ajuda a preservar os estofados

Processo protege contra acidentes com líquidos e evita que sujeira penetre nas fibras; empresa maranhense trabalha com produto não-inflamável

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Impermeabilizar o estofado faz com que líquido não penetre
Impermeabilizar o estofado faz com que líquido não penetre (impermeabilização h)

Os cuidados com tecidos e estofados são essenciais para sua preservação e durabilidade, seja em ambientes domésticos ou corporativos. Uma das forma de se conseguir isso é pelo processo de impermeabilização, que protege contra eventuais acidentes e evita que sujidades penetrem nas fibras, causando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, principais responsáveis pelo desencadeamento de alergias e doenças.

Trata-se de um processo de proteção das tramas do tecido, evitando seu desgaste precoce, a penetração de líquidos derramados acidentalmente e também de poeira, sem alterar a textura. No Maranhão, a empresa Selecta Clean trabalha com produtos não-inflamáveis com um ano de garantia na impermeabilização. O trabalho é focado na higienização profunda, que protege contra bactérias, previne maus odores, infiltrações, umidade, fungos e bolor. A impermeabilização pode ser feita em sofás, colchões, cadeiras, poltronas, tapetes, cortinas, persianas e em outros objetos.

Tecnologia

Segundo a responsável pela marca, Patrícia Maranhão, essa tecnologia ainda é pouco usada no Brasil e a Selecta Clean oferece o serviço de for­ma exclusiva no Maranhão. “A procura é grande, mas observamos que precisamos desmistificar e esclarecer algumas dúvidas para que o consumidor possa ter conhecimento e segurança no que está adquirindo”, frisa a empresária, referindo-se a tópicos como o caráter á característica não-inflamável dos produtos usados pela empresa.

A impermeabilização contribui com a limpeza dos sofás, que podem ser assim mantidos permanentemente. “O estofado impermeabilizado pode ser limpo de uma a duas vezes por semana com o auxílio de um aspirador de pó para remover a poeira que se acumula sobre ele”, diz.

Em relação a líquido derramado, basta uma toalha de papel ou pano para a absorção. “Não há riscos no processo, pois o produto não é inflamável e tem todos os registros necessários dos órgãos fiscalizadores responsáveis. Todo tipo de tecido po­de ser impermeabilizado”, diz.

VANTAGENS

- Impede que líquidos derramados penetrem no tecido

- Evita que a sujeira fique impregnada nas fibras, evitando mudança de cor do estofado

- Facilita a limpeza

- Evita o mofo e protege contra ácaros e agentes alérgicos

- Não altera as características originais do tecido, como cor, textura etc;

- Aumenta a vida útil do tecido

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.