Saúde

Câncer colorretal cresce entre jovens

Entre os motivos para o desenvolvimento da doença estão obesidade e sedentarismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Flávio Santos alerta para os cuidados preventivos.
Flávio Santos alerta para os cuidados preventivos. (Flávio Santos)

SÃO LUÍS - O número de casos de tumor colorretal, ou seja, de intestino grosso e reto, está aumentando entre adultos jovens e de meia-idade, principalmente o cancro no reto, antes mais comum entre idosos. De cada 10 pacientes diagnosticados com essa doença, três têm menos de 55 anos. Entre os motivos, estão obesidade e estilo de vida sedentário, que fazem com que especialistas sugiram a antecipação da recomendação para exames de detecção dos tumores.

Segundo o médico coloproctologista Flávio Roberto Santos e Silva, que em São Luís atende no Hospital de Clínicas Integradas (HCI), Clínica Gastrocentro e Hospital Aldenora Bello, o câncer colorretal é evitável, pois tem origem, na maioria das vezes, em pequenas lesões chamadas de pólipos, os quais podem ser identificados em exames de colonoscopia e retirados. O tratamento pode ser feito apenas com cirurgia transanal, o que traz melhor recuperação.

“É muito importante destacar que o tratamento e o acompanhamento de pacientes com câncer colorretal devem ser multidisciplinares, pois a doença pode trazer várias consequências à imagem corporal, como a presença de colostomias e abalos psicológicos e sexuais. Mas é perfeitamente possível vencer o câncer de intestino”, afirma.

HPV

O coloproctologista faz um alerta com relação às doenças sexualmente transmissíveis. Ele diz que se deve levar em consideração o HPV, pois é um vírus que pode ter relação com o câncer de canal anal, se não tratado e acompanhado adequadamente. “A doença é facilmente controlada e tratada com medidas educacionais, vacina e uso de preservativos”, garante.

Entre os desafios nessa área, de acordo com Flávio Roberto Santos e Silva, está a prevenção com exames de rotina, como a colonoscopia, bem como sua desmistificação, o incentivo ao tratamento multidisciplinar do câncer de intestino e o tratamento do paciente de forma individualizada.

A colonoscopia, segundo o médico, é o exame padrão para a detecção de pólipos e de câncer no intestino. Hoje, a recomendação para pessoas com risco médio é que esse exame seja realizado aos 50 anos de idade, e repetido a cada 10 anos. Frente às evidências de que pessoas cada vez mais jovens estão desenvolvendo tumores, a sugestão do médico é que cada caso seja avaliado individualmente.

Câncer colorretal

O que é

Câncer do colon ou do reto tem origem, na maioria das vezes, em pequenas lesões chamadas de pólipos

Prevenção

Exames de colonoscopia

Fatores de risco

-Obesidade

- Sedentarismo

- Uso de cigarro

- Câncer de ovário

-Doença de Crohn (tipo de inflamação intestinal crônica)

- Uso de bebidas alcoólicas

- Caso na família

Sintomas

Muitas vezes, não apresenta sintomas, por isso os médicos recomendam os exames preventivos, mas quando surgem, são:

- Sangramento pelo reto

- Alteração do funcionamento do intestino

- Dor abdominal

- Obstrução intestinal

- Mudanças no apetite

- Perda de peso

- Fraqueza

Idade

De cada 10 pacientes diagnosticados com essa doença, três têm menos de 55 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.