Educação ambiental

Crianças e adolescentes estarão no comando de Seminário na AL

Seminário sobre educação ambiental será realizado nesta sexta-feira, na Assembleia, como parte de encerramento de projeto

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Assembleia Legislativa do Maranhão, onde será realizado seminário de crianças
Assembleia Legislativa do Maranhão, onde será realizado seminário de crianças (assembleia legislativa)

Um seminário bem diferente será realizado nesta sexta-feira (24), às 14h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. Os protagonistas do evento, intitulado "Açã Jeniparana...estamos te ouvindo", serão crianças e adolescentes da iniciativa Protetores Ambientais em Ação, um projeto que faz parte do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana. Na ocasião, eles irão falar sobre meio ambiente e recursos hídricos.

O Seminário é a reta final do Protetores Ambientais em Ação, uma iniciativa que ampliou o Comitê Infanto Juvenil do Rio Jeniparana, permitindo agregar crianças a partir dos 5 anos de idade, com o apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para o evento, os membros do Comitê foram buscar na língua Tupi-Guarani a palavra “Açã”, que quer dizer grito/gritar, para fazer um alerta para realização de efetivas ações para salvar o Jeniparana. Na programação do evento, as crianças e adolescentes irão comandar mesas redondas para dialogar sobre os recursos hídricos com deputados estaduais, vereadores, secretários de meio ambiente, empresários, entre outros.

Ainda durante o seminário, além das mesas redondas, haverá apresentação cultural, exposição de objetos e materiais confeccionados pelas crianças da iniciativa e homenagens às pessoas que se destacaram na luta pelo meio ambiente. Toda a dinâmica do seminário será realizada pelas crianças e adolescentes, para que possam ser certificados pela iniciativa Protetores Ambientais em Ação. O seminário é como o trabalho de conclusão de curso.

Trajetória

O Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana surgiu em 2011, com apoio do Fonasc.CBH e de oito escolas comunitárias. É um projeto de educação ambiental, cuja iniciativa visa engajar a juventude no andamento das políticas públicas no Maranhão, em especial na preservação e conservação dos seus recursos hídricos. O Comitê é o primeiro projeto nessa faixa etária (11 a 15 anos) instituída no Brasil, é pioneiro no Maranhão e foi inspirado no modelo criado no município de Maracanaú no Ceará. A experiência do CIJBHRJ foi premiada nacionalmente, em 2015, como a melhor prática em educação para gestão de recursos hídricos, durante o 13º Encontro Interbacias, em São Pedro (SP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.