Ineficiência

Mato invade áreas e mostra descaso com a Ponta d’Areia

Vegetação cobre canteiros e áreas de passeio mesmo no trecho urbanizado do bairro; moradores e comerciantes lamentam a falta de cuidado com o local, o que afasta até mesmo os turistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Vegetação alta e densa impede a passagem de pessoas por área de passeio próximo à praia na Ponta d’Areia
Vegetação alta e densa impede a passagem de pessoas por área de passeio próximo à praia na Ponta d’Areia (Mato na Ponta d'areia)

SÃO LUÍS - O que era para ser uma das áreas de praia mais bonitas de São Luís resume-se a mato. Andar pela área urbanizada da Ponta d’Areia não é tarefa fácil. A vegetação está cobrindo os canteiros e as áreas de passeio. Para completar, buracos e deformações espalhados por todo o espaço. O descaso do poder público afasta banhistas e turistas.
O calçadão que dá acesso à areia foi completamente destruído pela maré e nunca recomposto. Comerciantes e banhistas sentem a falta de um trabalho de recuperação geral naquele trecho da orla marítima por parte da Prefeitura de São Luís. Neumayres Avelar, que trabalha há 16 anos em um bar, contou que sente vergonha quando os turistas chegam e lamenta o fato de uma praia tão bonita ter um cartão de visitas tão feio.
“Eles [os turistas] olham de longe e acham que vão encontrar uma maravilha, mas quando se aproximam ficam decepcionados e sempre nos perguntam se a Prefeitura não vai fazer nada para mudar. Eu fico sem resposta e sinto vergonha. Está tudo quebrado. O mato se espalha por tudo quanto é lado. É uma dificuldade colocar as mesas para atender as pessoas. E ainda tem um trecho onde ninguém consegue ficar por causa do esgoto. Aqui é um problema sério e triste”, reclamou Neumayres Avelar.

Salva-vidas
Com as chuvas, o mato cresce ainda mais e está cobrindo inclusive o prédio onde está instalado o Posto Salva-Vidas da Guarda Municipal. Quando chega a noite, fica ainda mais difícil de enxergar os salva-vidas na parte de dentro.
O calçadão da parte superior, bem às margens da Avenida Ana Jansen, tem vários problemas. Em um dos trechos, uma árvore está prestes a cair e suas raízes já aparecem. “Realmente, está uma vergonha essa parte da cidade. A única coisa que compensa é o mar, que ainda se salva, pois o resto está abandonado, uma tristeza”, lamentou Anderson Albuquerque, que andava de skate nas imediações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.