Ampliação

Aeroporto de São Luís tem nova sala de desembarque

A ampliação do terminal vai aumentar o conforto e os níveis dos serviços oferecidos aos usuários; investimento foi da ordem de R$ 17 milhões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
A nova área de embarque, no entanto, ainda está em operação assistida, ou seja, em fase de testes, e deve funcionar efetivamente somente em dois ou três meses.
A nova área de embarque, no entanto, ainda está em operação assistida, ou seja, em fase de testes, e deve funcionar efetivamente somente em dois ou três meses. (Aeroporto de SL)

SÃO LUÍS - Entrou em operação definitiva, na tarde de ontem, a nova sala de desembarque do Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado (MA). A estrutura conta com 800 m² de área, climatização, duas novas esteiras de restituição de bagagem, e um novo conjunto de sanitários.

Segundo Antonio Erivaldo Sales, superintendente de aeroportos do Grupo 2, da Infraero, a nova área irá aumentar o conforto e os níveis dos serviços oferecidos aos usuários maranhenses e também aos que vierem de fora. A obra toda de ampliação do terminal, que também incluiu a instalação de quatro módulos operacionais - de embarque, de desembarque, check-in e check-out -, além de melhorias na pista, teve investimentos da ordem de R$ 17 milhões.

Com os novos módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m², ampliando a capacidade de passageiros de 4,4 milhões de embarques e desembarques/ano para 5,9 milhões/ano. Em 2016, foram registrados 1.520.847 passageiros.

A nova área de embarque, no entanto, ainda está em operação assistida, ou seja, em fase de testes, e deve funcionar efetivamente somente em dois ou três meses. Até lá, de acordo com Antônio Erivaldo, serão necessários diversos estudos para ver como o novo módulo se comporta com o fluxo de passageiros. “O aeroporto de São Luís já possui capacidade e estrutura para receber voos internacionais. Dependemos agora apenas do interesse comercial”, afirmou o superintendente.

Mais

O Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado completou 43 anos em seis de fevereiro. A história do aeroporto teve início na década de 1940, quando uma pista de grama, com cerca de mil metros de comprimento, atendia à Base Aérea do Exército Brasileiro, sendo o único meio pelo qual a capital maranhense dispunha para receber voos.

Em 1943, em plena II Guerra Mundial, após vários acordos entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, foi instalada no local uma Base Aérea para servir de apoio ao Exército e à Marinha norte-americana. A partir de então, com a necessidade de uma infraestrutura para receber todo o aparato bélico, foram construídos uma pista de taxiamento e o pátio da aviação geral, com pavimentação asfáltica. Três anos mais tarde, com o fim da guerra, as instalações foram entregues ao Ministério da Aeronáutica.

Em 1974, a Infraero passou a administrar o terminal, que recebeu a o nome de Aeroporto do Tirirical, em referência ao bairro em que se encontra instalado. Onze anos depois, em 1985, o aeroporto passa a se chamar Marechal Cunha Machado, em homenagem a um ilustre militar, representante do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.