Paz na folia

1.585 policiais militares cuidarão da segurança no Carnaval em São Luís

Efetivo se refere apenas aos circuitos da folia de Momo na capital maranhense; maior contingente de policiais será designado na segunda-feira; efetivo será distribuído nos locais onde acontecerá a programação oficial da folia carnavalesca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Coronel Pereira (e) explica como será feita a segurança nos pontos de festa durante os dias de folia momesca
Coronel Pereira (e) explica como será feita a segurança nos pontos de festa durante os dias de folia momesca (Pereira)

SÃO LUÍS - O Carnaval deste ano em São Luís contará com segurança feita por 1.585 policiais militares. Pelo menos é a promessa do comando da corporação, que anunciou o efetivo para a folia de Momo durante entrevista no quartel da Polícia Militar (PM), na tarde de ontem. De acordo com o Comando de Policiamento Área Metropolitana (CPAM I), o maior contingente de policiais será utilizado na segunda-feira, 27.

Ainda segundo o comando da PM, o efetivo será distribuído nos circuitos Madre Deus, Beira-Mar, além do Ceprama, praça nova da Lagoa da Jansen e Espigão Costeiro. Também haverá policiais na Praia Grande e Praça Maria Aragão.

Hoje, será o dia com menor número de policiais militares nos circuitos de folia. De acordo com a PM, apenas 67 homens estarão distribuídos nos principais locais de festa. Amanhã, o efetivo será de 318 homens. No domingo, 26, serão 368 policiais e no dia seguinte – com expectativa de aumento de público – 397 cuidarão da segurança dos foliões. Por fim, na terça-feira, 28, serão 347 e na Quarta-Feira de Cinzas, durante a apuração dos desfiles das escolas de samba, serão 88.

Além de homens a pé, os policiais também estarão nos circuitos em cavalos, motocicletas e viaturas. “Faremos de tudo para garantir a segurança das pessoas. Quem for até a festa para arrumar bagunça terá que responder com o cumprimento da lei. Ano passado, tivemos uma festa tranquila, e é o que a polícia vai garantir também este ano”, disse o comandante da PM no Maranhão, José Frederico Pereira.

O comandante garantiu ainda que o efetivo distribuído pelos circuitos do Carnaval não afetará o policiamento no restante da cidade. “O planejamento foi feito para a festa e assim será executado”, disse. Por fim, ele informou ainda que toda a frota disponível estará à disposição, já que nenhum policial entrou de férias. “Devido ao Carnaval, a nossa tropa já sabe que não pode entrar de férias neste período”, disse. Ele frisou ainda que os policiais trabalharão em dias alternados, podendo tirar folgas entre um e outro plantão.

A PM também anunciou, durante a coletiva, que nenhum vendedor ambulante ou dono de bar poderá comercializar bebidas em garrafas de vidro. Segundo o comandante, nenhum folião entrará nos circuitos com objetos cortantes. Para isso, 11 barreiras distribuídas em pontos estratégicos farão este controle.

“Esta medida é prevista por meio de Portaria e já acordada com os vendedores ambulantes que estão cientes da medida. Tudo para garantir maior segurança”, disse o tenente-coronel Pedro Ribeiro, comandante do CPAM I.

Bafômetros
Além do controle das garrafas de vidro, barreiras serão montadas em avenidas da capital maranhense durante o Carnaval para garantir o cumprimento da Lei Seca. “Há uma legislação que precisa ser cumprida, e assim será”, frisou o comandante José Pereira.

Além dos homens designados na capital maranhense, 120 homens por dia farão a segurança no Carnaval nas cidades de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.


SAIBA MAIS

Segurança em São Luís
Dia 24 (sexta-feira) - 67 PMs
Dia 25 (sábado) - 318 PMs
Dia 26 (domingo) - 368 PMs
Dia 27 (segunda-feira) - 397 PMs
Dia 28 (terça-feira) - 347 PMs
Dia 1º (quarta-feira) - 88 PMs

Fonte: Polícia Militar do Maranhão (PMMA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.