Combate ao crime

Em um ano, MPF no estado recebe 472 denuncias de corrupção

A maior parte dos casos recebidos pela instituição se refere a irregularidades envolvendo a aplicação de recursos públicos. Maranhão é o terceiro em número de ações de improbidade

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Juraci Guimarães avalia a atuação do Ministério Público Federal no MA
Juraci Guimarães avalia a atuação do Ministério Público Federal no MA (Juraci Guimarães avalia a atuação no Ministério Público Federal no Maranhão)

MARANHÃO - Levantamento do Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão apontou que, somente em 2016, 472 denúncias de corrupção foram protocoladas no órgão. Em dados absolutos, o estado é o terceiro do país com maior número de ações de improbidade administrativa envolvendo gestores, sendo superado apenas por Minas Gerais (1º) e Bahia (2º).

Segundo o MPF, a maior parte das denúncias recebidas se refere a aplicações irregulares de recursos públicos. Quanto aos processos que apuram casos de improbidade, o Ministério Público abriu – de janeiro a dezembro do ano passado – 122 ações deste tipo. “Isto demonstra o valor resolutivo do Ministério Público Federal e o quanto que a sociedade vê a instituição, ou seja, como uma parceira”, disse o procurador-chefe do MPF no estado, Juraci Guimarães.

Ainda de acordo com o procurador-chefe, o saldo de denúncias recebidas no ano passado é representativo. Segundo ele, o número poderia ser ainda maior. “Temos um número ainda baixo de procuradores, considerando a demanda recebida pela instituição. Mesmo assim, em termos proporcionais, sem dúvida que o Ministério Público Federal tem uma das melhores produções do país”, Guimarães.

Ele citou ainda as 10 medidas de combate à corrupção como um fator para o elevado índice de denúncias. “É uma matéria que está em tramitação e que, a partir de sua possível sanção, pode trazer vários benefícios à sociedade”, afirmou.

Ações

Ainda de acordo com o MPF, 296 ações civis públicas foram abertas no Maranhão. A maioria delas relacionada a demandas envolvendo questões de meio ambiente e saúde. “Também se trata de um número importante e que também demonstra um maior interesse da população em resolver os assuntos de interesse comum”, disse o procurador-chefe.

Atendimento

O MPF disponibilizou, há algumas semanas, um novo serviço à população. Trata-se da Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde a população poderá encaminhar diretamente as suas demandas para o órgão. “Qualquer caso de corrupção e que um membro da sociedade tenha ciência e esteja munido de informações pode nos ser repassado através deste canal”, disse. Além de São Luís, o SAC também é oferecido nas cidades de Imperatriz, Balsas, Bacabal e Caxias.

Frase

“Isto demonstra o valor resolutivo do Ministério Público Federal e o quanto que a sociedade vê a instituição, ou seja, como uma parceira”,

Juraci Guimarães

Procurador-chefe do MPF no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.