Profissional

Senar mantém abertas inscrições para curso técnico em Agronegócio

Os candidatos podem ingressar nos polos de Imperatriz, Balsas e Pastos Bons

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Alunos do curso de Agronegócio promovido pelo Senar no polo Colinas (MA)
Alunos do curso de Agronegócio promovido pelo Senar no polo Colinas (MA) (Alunos do curso de Agronegócio promovido pelo Senar no polo Colinas (MA))

MARANHÃO - Seguem abertas até o dia 13 deste mês as inscrições à nova seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec, onde os interessados poderão ter acesso ao edital da seleção e à relação dos polos que oferecem vagas.

No Maranhão, os candidatos às vagas ofertadas podem se inscrever nos polos de Imperatriz, Pastos Bons e Balsas. As datas para as provas poderão ser escolhidas no ato da inscrição e tiveram inicio desde o dia 30 de janeiro, com término previsto para o dia 15 de fevereiro.

Os polos dos municípios de Imperatriz e Pastos Bons dispõem de 30 vagas cada, para os futuros técnicos em agronegócios. Já o município de Balsas possui apenas 20.

De acordo com a coordenadora da Rede e-Tec no Maranhão, Thaysa Correia, a procura em todos os polos tem sido grande, haja vista o apoio nestes locais dos sindicatos dos produtores rurais e, em Pastos Bons, também, da prefeitura municipal.

“Percebemos grande interesse de pessoas, não somente das cidades-polos mas, também, naquelas circunvizinhas. Os candidatos enxergam a chance de conseguir trabalho na área rural, principalmente, em municípios onde tem havido expansão do setor agropecuário”, disse a coordenadora.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, disse que o curso oferece a oportunidade aos filhos dos produtores rurais de se especializarem para atuar nas áreas rurais pertencentes à família. Ele observa que comumente os jovens procuram as cidades mais desenvolvidas, onde tem universidades ou escolas técnicas para se especializarem em cursos técnicos em agropecuária.

“Nós, do sistema Senar/CNA/Faema/sindicatos e algumas prefeituras parceiras, estamos levando para esses polos a possibilidade dos jovens cursarem em sua cidade ou em cidades vizinhas um curso que vai ajudar muito no desenvolvimento do setor rural”, ressaltou Raimundo Coelho. Ele lembra que o curso é composto por 80 por cento à distância e 20 por cento presencial, o que possibilita o ingresso daqueles que já desenvolvem atividades remuneradas nas circunvizinhanças.

Sobre o curso

O curso terá duração de dois anos e formará o candidato em técnico em Agronegócio, cujo principal desafio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e agroindustrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, este profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

Diferente do técnico agrícola que trabalha focado na produção, o técnico em Agronegócio é voltado à gestão das empresas agrícolas. Mas sua atuação não se limita aos processos internos de uma fazenda. Ele pode trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas de insumos agropecuários, consultorias e em empresas de fomento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.