Zika e Chikungunya

Laboratórios dificultam acesso a testes rápidos por plano de saúde

Testes rápidos, que conseguem identificar doenças causadas pelo aedes aegypti, só estão sendo feitos de forma particular, em São Luís

O Estadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Teste rápido de zika
Teste rápido de zika (teste rápido)

Laboratórios e planos de saúdea estão dificultando o acesso aos testes rápidos para diagnóstico da zika e da chinkungunya. Segundo reportagem exibida na edição de hoje (30) do Bom Dia Brasil, da TV Globo, os laboratórios de análises clínicas de São Luís só estão fazendo os testes de forma particular.

Por determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde são obrigados, desde janeiro do ano passado, a cobrir os testes das doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti. Caso os laboratórios não aceitem o plano de saúde, eles podem ser descredenciados. E no caso de planos de saúde que não cubram os testes, a multa estipulada é de R$ 80 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.