Universidade

Prouni: resultado será divulgado em fevereiro

Programa distribui bolsas de estudo no ensino superior de acordo com o desempenho do Enem e situação socioeconômica do candidato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Ministro Mendonça Filho pede aos estudantes que tenham tranquilidade
Ministro Mendonça Filho pede aos estudantes que tenham tranquilidade ( Ministro Mendonça Filho anuncia hoje as novas medidas do Enem 2017)

Legenda/Agência Brasil

Ministro Mendonça Filho pede aos estudantes que tenham tranquilidade

BRASÍLIA - As inscrições para a primeira edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) serão abertas na próxima terça-feira,31, e seguem até as 23h59 do dia 3 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será divulgada no dia 6 de fevereiro. O edital foi publicado no Diário Oficial da União de ontem.

O Ministério da Educação ainda não divulgou quantas bolsas serão oferecidas nesta edição. O programa distribui bolsas de estudo totais e parciais na rede particular de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e situação socioeconômica da família do candidato. O início da inscrição foi adiado em um dia "por questões técnicas" segundo o Ministério da Educação.

Somente poderá participar da disputa o candidato que tenha feito o Enem 2016, que tenha cursado o ensino médio completo na rede pública ou na privada, como bolsista. Só terão direito à bolsa integral, os candidatos com renda familiar bruta mensal de até um 1,5 salário mínimo; e à bolsa parcial, aqueles com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos.

‘Sem prejuízo’

Após falhas na divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ontem que dificuldades enfrentadas pelos sistemas do Ministério da Educação (MEC) não prejudicarão os candidatos.

Além dos problemas no Enem e no Sisu, o MEC decidiu alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes.

"Reafirmo que todo cronograma para as vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos) está garantido e que os estudantes tenham tranquilidade que nós vamos seguir de acordo com o que foi divulgado em edital. Todos que têm direito de acordo com o que é estabelecido pelo Ministério da Educação terão seus direitos assegurados", disse Mendonça Filho.

"As etapas, muitas vezes até por conta do volume de pessoas que demanda políticas públicas de projetos como Prouni, o sistema do Mec muitas vezes tem dificuldade para processar um volume tão significativo de jovens que ingressam demandando essas políticas públicas, mas ninguém será prejudicado", afirmou o ministro

Confira as datas

Programa Universidade para Todos (Prouni)

-Inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro

-Primeira chamada: 6 de fevereiro, com comprovação das informações entre 6 a 13 de fevereiro

Segunda chamada: 20 de fevereiro, com comprovação das informações entre 20 e 24 de fevereiro

Lista de espera: candidatos manifestam interesse entre 7 e 8 de março; universidades podem consultar a partir do dia 10 de março

Os alunos que não foram contemplados pelo Prouni, podem recorrer ao Financiamento Estudantil Fies.

Financiamento Estudantil (Fies)

- Inscrições: 7 a 10 de fevereiro

- Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.

- Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.

- Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.

- Dúvidas

O MEC orienta se o candidato tiver dificuldades para se inscrever deve ligar para o 0800-616161.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.