Voleibol

Entidade afirma desconhecer doping de russos em Londres

niciativa do Brasil de brigar por medalha de ouro teria partido de Giba, capitão da Seleção Brasileira na derrota por 3 x 2 na decisão olímpica

Leandro Carneiro Do UOL, em São Paulo Thiago Duran e Paduardo/AgNews

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO PAULO

Uma declaração do ex-jogador Giba agitou o mundo do vôlei. Em participação no Esporte Espetacular (TV Globo), ele disse que iria à Suíça para entrar com pedido para que a medalha de prata nos Jogos de Londres passasse a ser de ouro. Mas, a iniciativa é apenas do ex-atleta.

Consultado pela reportagem do UOL Esporte, a Confederação Brasileira de Vôlei disse não estar sabendo do assunto apesar de apoiar uma investigação do tema.

"Nós não temos nada oficialmente sobre o tema. A Federação Internacional e Wada que têm de tomar medidas. Caso constate a irregularidade, a CBV pode entrar em campo com ajuda do COB. Até agora, não pedimos nada. A gente entende que tem de ter investigação", falou Ricardo Trade, CEO da CBV, em entrevista ao UOL Esporte.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Federação Internacional de Vôlei (Fivb) disse desconhecer a informação de que sete atletas russos testaram positivo nos Jogos Olímpicos de 2012. A entidade disse que não foi informada sobre qualquer jogador ter sido flagrada no exame, inclusive no relatório independente.

A Fivb ainda informou que só irá se posicionar sobre o tema quando receber uma notificação oficial da Agência Mundial Antidoping (Wada) sobre o assunto. A entidade reiterou sua luta para que atletas só atutem 100% limpos.

De acordo com a assessoria de imprensa do COB, a entidade máxima do esporte brasileiro também não foi procurada pelo ex-atleta para tratar do assunto.

Segundo apurou a reportagem, a iniciativa de fazer o pedido é do próprio jogador, que era capitão do time em 2012. Giba atualmente é presidente da Comissão de Atletas da FIVB, que se reunirá na próxima segunda-feira.

O grande trunfo do ex-jogador é o fato de sete jogadores do time terem supostamente sido flagrados no exame antidoping. Dmitriy Muserskiy, peça chave na decisão vencida pelos russos, seria um dos atletas flagrados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.