Acessibilidade

Carro parado em vagas reservadas pode passar a ser apreendido

Projeto que tramita no Senado prevê, além da apreensão, multa para o motorista que usar indevidamente vaga destinada a pessoas com deficiência

Agência Senado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
(vaga reservada)

BRASÍLIA - O veículo que estiver estacionado sem autorização em vaga destinada a pessoas com deficiência poderá ser apreendido. Projeto de lei do Senado (PLS) 510/2015 estabelece ainda que a apreensão não eximirá o motorista infrator da multa a ser aplicada. Para o autor do projeto, senador Romário (PSB-RJ), a inclusão dessa penalidade pode fazer com que as pessoas pensem mais antes de parar de maneira irregular nas vagas para pessoas com deficiência. A infração ainda ocorre com frequência, observou o senador.

A relatora, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), concorda. "Estacionar irregularmente em vagas destinadas a pessoas com deficiência é comportamento vil que deve ser combatido e punido de forma enérgica para evitar que seja repetido outras vezes". Ela acatou emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) que prevê o mesmo tipo de penalidade para quem estacionar sem autorização nas vagas destinadas a idosos.

O texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em decisão terminativa. Isso significa que, se for aprovado e não houver recurso para a análise pelo plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.