Capes aprova o doutorado em Odontologia do Ceuma

Universidade teve a sua proposta aprovada com conceito 4 para o Campus de São Luís

Universidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC, divulgou, no último dia 5, os resultados da apreciação de propostas de novos cursos de mestrado e doutorado (APCN). As propostas foram analisadas durante a 169ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada entre os dias 13 a 16 de dezembro de 2016, em Brasília.

A Universidade Ceuma teve aprovada a sua proposta de doutorado em Odontologia com conceito 4 para o Campus de São Luís. O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Odontologia que já ofertava o mestrado acadêmico na mesma área.

O doutorado em Odontologia será em associação parcial com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Portanto, contará também com a participação periódica de docentes da UFU, além dos docentes da Uniceuma. O coordenador do curso, Matheus Coelho Bandéca, ressaltou a importância dessa associação e seus benefícios para o curso ao afirmar que “A Uniceuma associou-se com um dos melhores programas de pós-graduação em Odontologia do país (UFU) para fortalecer o curso com ensino e pesquisa de alto nível no Maranhão.”

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Valério Monteiro Neto, a implantação do doutorado em odontologia é apenas um exemplo do esforço institucional para o engrandecimento da Pesquisa e da Pós-Graduação no Estado do Maranhão”. Valério Neto frisou ainda que a universidade Ceuma irá dar apoio à criação de propostas de mestrado e doutorado em outras áreas do conhecimento.

Investimentos

De acordo com o reitor, Saulo Henrique Martins, os investimentos feitos pela Universidade Ceuma em programas como o doutorado aprovado de odontologia demonstram claramente que a nossa instituição deseja se diferenciar pela qualidade dos programas que oferece. Os benefícios serão imensos, tanto para a nossa pós-graduação, como também para nossa graduação, cujos alunos estarão em contato com professores pesquisadores, através de ações de integração entre a graduação e a pós-graduação, tanto no ensino como também nas atividades de pesquisa".

A instituição já possui outros cursos stricto sensu aprovados pela CAPES e tem dado uma grande contribuição para a qualificação de pessoal de nível superior, incluindo-se os seguintes: mestrado em biologia parasitária, mestrado profissional em gestão de programas e serviços de saúde, mestrado em meio ambiente e mestrado em odontologia. Além desses cursos, a Uniceuma participa também de duas redes de pesquisa, as quais possuem o doutorado em biodiversidade e biotecnologia (Rede Bionorte) e o doutorado em educação em ciências e matemática (Rede Reamec).

O curso será modular e terá uma única área de concentração, intitulada de Odontologia e três linhas de pesquisa: i - Biomecânica aplicada à Odontologia; ii - Etiopatogenia, epidemiologia e diagnóstico das doenças do aparelho estomatognático; e iii - Propriedades e desempenho clinico dos materiais odontológicos e das estruturas dentais. Ao todo são 19 professores, sendo 16 permanentes e três colaboradores.

As inscrições ao processo seletivo ocorrerão ainda neste semestre com 16 vagas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.