Procura

Bando que aterrorizou Bacabal na terça-feira está sendo procurado

Quadrilheiros que planejavam explodir uma agência bancária entraram em confronto com a PM e, na fuga explodiram um veículo, atingindo uma viatura

Leandro Santos - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Gustavo Honorato preso em Natal
Gustavo Honorato preso em Natal (Bando que aterrorizou Bacabal na terça-feira está sendo procurado)

A polícia reforçou as buscas para tentar localizar os quadrilheiros que aterrorizaram a cidade de Bacabal, (distante aproximadamente 300 km de São Luís) na noite de terça-feira, 3, e madrugada de ontem. Os criminosos invadiram a cidade na tentativa de explodir uma agência bancária do município, mas a ação foi impedida pela polícia. No momento da ocorrência, houve uma intensa troca de tiros entre os bandidos e os policiais que deixou os moradores do município em pânico.

De acordo com o tenente-coronel Jurandy, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), sediado em Bacabal, por volta de 20h30 os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo no loteamento Alto Mearim, às margens da BR-316.

Quando chegaram ao local, os militares se depararam com um grupo de quatro bandidos que estavam em um veículo. Nessa hora, houve uma intensa troca de tiros. Os criminosos portavam armas de grosso calibre, como fuzis 762, 556 e 380. Eles, então, pediram reforço. Em seguida, chegaram ao local outros quadrilheiros.

A guarnição policial também pediu reforço e outras unidades foram deslocadas para o local. “Nós fechamos a entrada da cidade para evitar que os bandidos chegassem à zona urbana”, disse o tenente-coronel Jurandy. Durante o confronto, os assaltantes atearam fogo em um de seus veículos para impedir o avanço da polícia e em seguida fugiram pelo matagal. Viaturas da Polícia Militar também foram atingidas pelo fogo.

Buscas
A quadrilha, segundo a polícia, era formada por cerca de 15 criminosos, que tinham o objetivo de explodir uma agência bancária da cidade. As buscas aos quadrilheiros estão sendo realizadas pelos policiais do 15º BPM e reforçadas por policiais do Centro Tático Aéreo (CTA), Comando de Operações Especiais (Coe) e Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar).

Durante as buscas, já na madrugada de ontem, por volta de 0h20, os policiais prenderam um homem que, de acordo com as investigações, auxiliaria na fuga dos bandidos. Ainda não foi possível a sua identificação, uma vez que, no momento em que ele foi detido, apresentou documentos falsos.

Durante toda a atividade, os policiais apreenderam cinco veículos dos bandidos, além de explosivos, uma metralhadora, carregadores de fuzis, capuzes e ainda uma serra elétrica. As buscas estão sendo intensificadas na região, mas até o fechamento desta página nenhum dos bandidos havia sido localizado.

Correlata

2016 terminou com 61
ocorrências contra bancos

Dados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Seeb) mostram que o ano de 2016 terminou com o registro de 61 ocorrências criminosas contra agên­­cias bancárias no Maranhão. Houve uma diminuição de 28% em comparação com 2015, quando fo­ram registradas 84 ocorrências.
No ano passado, das 61 ocorrências, 10 foram assaltos, 47 arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos e quatro saidinhas ban­cárias. Um dos últimos casos aconteceu em São Mateus do Maranhão (distante aproximadamente 200 km de São Luís) no dia 15 de dezembro, quando um bando forma­do por cerca de 20 homens chegou à cidade por volta de 2h e se dirigiu para a agência bancária. No local, os criminosos utilizaram explosivos para arrombar os caixas eletrônicos, mas eles não lograram êxito na empreitada.
Outra que chamou atenção foi a investida dos criminosos na cidade de Fortaleza dos Nogueiras (distante aproximadamente 750 km de São Luís) no dia 14, também em dezembro. Os criminosos chegaram à cidade e se dividiram em dois grupos: um deles foi em direção à agencia bancária, no centro da cidade, e o outro para o destacamento da Polícia Militar (PM) do município, e dispararam vários tiros na tentativa de intimidar os policiais.
Já na agência bancária, os quadrilheiros usaram explosivos para arrombar o cofre central, mas a explosão não foi suficiente para abrir o equipamento. Diante da tentativa frustrada, eles fugiram do local sem o dinheiro.
Em 2015, dados do Seeb-MA mostram que foram registradas 84 ocorrências contra agências bancárias no Maranhão. Dessas, 11 foram assaltos, 61 arrombamentos de caixas eletrônicos e 12 saidinhas bancárias.

Vinculada

Trazido para São Luís suspeito de

participar de explosão de bancos

Gustavo Honorato foi preso no Rio Grande do Norte, para onde havia fugido depois de participar dos assaltos ao BB em Lago da Pedra e Vitorino Freire

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) anunciou ontem a chegada a São Luís de um homem suspeito de liderar uma quadrilha que assaltou as agências do Banco do Brasil das cidades de Lago da Pedra e Vitorino Freire, no ano passado.

Trata-se de Gustavo Honorato de Santana, de 44 anos. De acordo com as investigações, no dia 13 de julho do ano passado ele e o seu grupo explodiram a agência do Banco do Brasil de Lago da Pedra e, no dia 10 de agosto, o alvo foi o Banco do Brasil de Vitorino Freire. No dia 11 desse mesmo mês, a Seic apreendeu os armamentos e parte da quadrilha na cidade de Poção de Pedras, mas Gustavo Honorato fugiu do cerco policial.

Foi pedida à Justiça sua prisão preventiva e, no dia 12 de dezembro do ano passado, ele foi preso na cidade de Natal (Rio Grande do Norte). Em seu interrogatório na sede da Seic, Gustavo Honorato confessou sua participação nesses assaltos e foi cumprido ainda mais quatro mandados de prisão preventiva, um pela Comarca de Imperatriz pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e três pela Justiça do Estado do Piauí por assaltos a bancos naquele estado. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.