Folia

Máquina e Fuzileiros dão a largada no pré-Carnaval da Madre Deus

Centenas de foliões deixaram a ressaca de lado e saíram com muita animação para acompanhar a Máquina de Descascar’Alho e os Fuzileiros da Fuzarca pelas ruas de um dos bairros de São Luís com mais manifestações culturais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42

As principais ruas e avenidas do bairro Madre Deus, em São Luís, foram tomadas por foliões na tarde do primeiro dia do ano. Os Fuzileiros da Fuzarca e a Máquina de Descascar´Alho fizeram suas primeiras saídas em 2017 arrastando os amantes do samba e iniciando o calendário carnavalesco na cidade.

A concentração da Máquina de Descascar´Alho – que completou 31 anos de existência - ocorreu com um sentimento misto de alegria e saudade, já que seria a primeira vez que o bloco desfilaria após a morte de um dos seus fundadores – conhecido por Mestre Veloso (que faleceu em agosto de 2016). “A saudade fica, mas tenho certeza que, do céu, ele [Veloso] está feliz com mais um ano de existência do bloco que ele tanto amava”, disse Jailson Pereira, um dos organizadores da Máquina de Descascar´Alho.

Para homenagear a memória de um dos fundadores, a Máquina estampou no estandarte deste ano uma foto de Mestre Veloso. “Foi também uma forma singela que a gente encontrou para lembrar do nome dele”, afirmou Jailson Pereira. Às 17h, a saída da Máquina mobilizou centenas de foliões, que dançavam ao som das músicas mais conhecidas do bloco, como “A Lasca”, “Ensacar´Alho”, dentre outras.

A Máquina percorreu o Largo do Caroçudo, além da Praça da Saudade e parte da Rua do Passeio. No início da noite, o cortejo retornou ao Largo do Caroçudo, onde o desfile terminou. “Eu amo sempre desfilar pela Máquina. É sempre uma alegria para mim”, disse a dona-de-casa Maira Lopes, moradora da Liberdade.

Fuzileiros

Integrantes do Fuzileiros da Fuzarca animadas na concentração do bloco
Integrantes do Fuzileiros da Fuzarca animadas na concentração do bloco

Mais cedo, às 16h de ontem (1º), um dos grupos mais tradicionais do carnaval de rua de São Luís – Os Fuzileiros da Fuzarca – também fez um cortejo por ruas da Madre Deus. O grupo, que completou 81 anos em 2017, se concentrou em sua sede oficial – situada na rua Afrânio Peixoto, na Madre Deus, onde aqueceu os instrumentos e chamou a atenção do público. “Eu amo desfilar pelo meu Fuzileiros”, disse dona Maria das Graças, conhecida por Dona Dica, uma das integrantes e fãs mais antigas do grupo.

Depois da concentração, os componentes do Fuzileiros da Fuzarca ganharam as ruas da Madre Deus e foram seguidos por uma multidão. O auge do desfile ocorreu na Praça da Saudade, onde ocorreu um encontro entre membros do grupo Os Fuzileiros da Fuzarca e representantes de blocos tradicionais.

Polícia

Até o fechamento desta edição, nenhuma ocorrência policial mais grave havia sido registrada na Madre Deus, durante a saída da Máquina de Descascar´Alho e dos Fuzileiros da Fuzarca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.