Geral | Palestra

"O que é o homem?" Será o tema de palestra em livraria de shopping em São Luís

Estudo acerca do ser humano norteará bate-papo que envolve filosofia, direito e literatura, no ciclo de debates Entrelinhas, realizado pelo Instituto Valor e Verdade
26/12/2016 às 12h41
"O que é o homem?" Será o tema de palestra em livraria de shopping em São LuísBate-papo envolve filosofia, direito e literatura para descobrir o que é o homem (Reprodução)

Algumas perguntas – por mais difícil que seja respondê-las – não podem deixar de ser enunciadas. Uma delas questiona a existência e a essência do ser humano. O que é o homem? Um diálogo entre filosofia, direito e literatura será o tema do ciclo de palestras Entrelinhas #2, a ser realizado pelo Instituto Valor e Verdade no dia 16 de janeiro, na Livraria Leitura (São Luís Shopping), às 19h.

O debate sobre a existência e essência do ser humano tem uma disciplina específica dentro da filosofia: a antropologia filosófica. As principais questões levantadas por este campo do saber nortearão o diálogo entre filosofia, direito e literatura, a ser conduzido pelos professores André Lisboa, Malthus Gonçalves e Michael Lima.

O primeiro momento da palestra apresentará os estudos de antropologia filosófica, desenvolvidos pelo pensador brasileiro Henrique Cláudio de Lima Vaz. Segundo o professor e jornalista André Lisboa, a questão O que é o homem? é extremamente pertinente. “É notório que vivemos tempos em que conceitos e concepções se dissolveram, em que os valores clássicos perderam a importância e isto interfere não apenas na forma como compreendemos o mundo, mas como entendemos a nós mesmos”, afirma.

Ele explica que diante do contexto aparentemente instável das relações na atualidade, o ser humano – distanciado cada vez mais de uma tradição que lhe dizia qual era o ser lugar no mundo – parece ter perdido, de certa forma, o sentido da sua existência. “Sem forças para responder por si mesmo a esta pergunta, que é fundamental para cada um de nós, situamo-nos diante um grande vazio”, explica.

“Por meio do método dialético, Lima Vaz elaborou um discurso sobre o ser humano, buscando compreendê-lo em sua totalidade. Para tanto, ele inicia sua jornada a partir da compreensão clássica do ser humano: um ser que se manifesta singularmente por duas características: a inteligência e vontade”, diz.

O filósofo mineiro Henrique Cláudio de Lima Vaz se propôs a estudar o ser humano por meio categorias, isto é, por conceitos filosóficos. Estes conceitos explicam a estrutura do homem – corpo, psiquismo e espírito; as suas relações – objetividade, intersubjetividade e transcendência; e por fim, descrevem a realização da vida e o processo de construção da pessoa.

Diálogo
Tendo a exposição dos temas e conceitos da antropologia filosófica como provocação, o Entrelinhas levantará um diálogo acerca da visão jurídica e literária acerca do ser humano. De acordo com o professor e jurista Michael Lima, entender o ser humano dentro do Direito é uma questão fundamental. "Embora seja um questionamento pouco lembrado no contexto jurídico atual, ele acaba por ser respondido - mesmo sem uma maturação necessária - sempre que o congresso, um juiz ou uma corte suprema delibera sobre uma determinada questão da política jurídica", explica.

O ciclo de debate Entrelinhas é uma realização do Instituto Valor e Verdade, em parceria com a Livraria Leitura. O instituto tem como missão pesquisar temas filosóficos, jurídicos, científicos e literários.

SERVIÇO

Palestra
“O que é o homem?”, no ciclo de debates Entrelinhas, do Instituto Valor e Verdade

Quando
Dia 16 de janeiro

Onde
Livraria Leitura, no São Luís Shopping (Av. Carlos Cunha, Jaracati)

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte