Verão vem aí

Sobrecarga na musculação pode provocar lesões

Fisioterapeuta orienta malhadores que não tenham pressa para ganhar músculos e, com isso, levantem mais peso do que podem suportar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Academias ficam mais cheias com a proximidade do verão e do carnaval
Academias ficam mais cheias com a proximidade do verão e do carnaval (academia)

RIO - A proximidade do verão e do carnaval tem levado cada vez mais homens e mulheres à academia. O fisioterapeuta Igor Montenegro, diretor do Instituto Trata, especializado no tratamento de dores no joelho e no quadril, aproveita o aumento do interesse na musculação nesta época do ano para alertar que é preciso cuidado na hora de praticar os exercícios físicos que exigem bastante das pernas.

O fisioterapeuta explica que movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries podem causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.

"Na musculação, é indispensável à orientação profissional de um professor de educação física até para que não ocorra a sobrecarga na região da perna, por causa de cargas muito elevadas. É fundamental também que as pessoas não tenham pressa para ganhar músculos e levantem mais peso do que podem suportar, o que causa o envelhecimento das articulações", afirma o especialista.

Ainda de acordo com o especialista, carga muito pesada pode até mesmo provocar corte no menisco, geralmente quando se projeta o joelho à frente da linha dos pés ao fazer o exercício de agachamento. Muitas vezes, há também uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a região articular, sobrecarregando os ligamentos que esticam demais e se rompem.

No caso de qualquer incomodo na região do joelho, Igor recomenda que se suspenda a musculação e procure um fisioterapeuta para uma avaliação precisa. Além de indicar o tratamento adequado a cada lesão, o profissional da saúde pode auxiliar também ensinando os alongamentos corretos para a prevenção de problemas no joelho.

"Antes de realizar qualquer atividade física, é fundamental que se faça exercícios de alongamento para a prevenção de lesões. A importância do uso de calçados com um bom sistema de amortecimento para absorver o impacto não pode ser subestimada também, já que minimizam a sobrecarga dos joelhos e evitam pisadas inadequadas ou irregulares", orienta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.